Folha de S. Paulo


Criador do Hand Talk está entre os jovens mais promissores do Brasil

O empreendedor social Ronaldo Tenório, 30, criador do aplicativo Hand Talk, é um dos jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos.

O alagoano recebeu o título da revista econômica "Forbes", que divulgou nesta quinta-feira (4) sua lista anual.

Ao lado dos amigos Thadeu Luz, 33, arquiteto, e Carlos Wanderlan, 32, programador, Tenório, que é publicitário, fundou a empresa social que leva o nome do aplicativo.

O Hand Talk é um software que traduz o português oral e escrito para Libras (Língua Brasileira de Sinais) de modo on-line.

"É um reconhecimento de um trabalho de mais de três anos com a Hand Talk", diz Tenório, que antes de se envolver com tecnologia já chegou ser músico e tocar bateria.

A tecnologia levou os três amigos a vencerem o Prêmio Empreendedor Social de Futuro, realizado pela Folha, em 2013, e a entrarem para a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

O software é gratuito e favorece a inclusão de surdos em práticas sociais e em contextos antes inacessíveis

"Estar em uma lista como essas, por conta da Hand Talk, ajuda a disseminar os negócios sociais no Brasil. Uma vez que estamos fazendo algo que está causando impacto, deixando um legado, incentiva outras pessoas a criarem algo novo", afirma.

A estratégia da empresa é gerar renda a partir de serviços de acessibilidade para empresas, como tradução de sites e apoio na acessibilidade para surdos em eventos.

Veja vídeo

O funcionamento do app é simples: o usuário digita até 140 caracteres ou fala algo no microfone do celular. Hugo, personagem símbolo do aplicativo, com suas mãos grandes e braços compridos, reformula o recado na língua de sinais.

Pela criação da tecnologia, o trio recebeu em 2013 o prêmio de melhor aplicativo social do mundo pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O próximo passo dos alagoanos é levar a tecnologia para outros países e, consequentemente, outras línguas de sinais. "Queremos causar o mesmo impacto em outros países que ainda não têm uma tecnologia como a nossa", diz.

Ao lado de Tenório, também figuram na lista da "Forbes" o surfista Adriano de Souza (Mineirinho), 29, a atriz Bruna Marquezine, 20, o piloto da Fórmula 1 Felipe Nasr, 23 e o jogador de futebol Gabriel Barbosa, o Gabigol, 19, entre outros.


Endereço da página:

Links no texto: