Folha de S. Paulo


Prêmio Empreendedor Social reúne personalidades e autoridades em SP

Os atores Antonio Fagundes, Denise Fraga, Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto, e personalidades, como Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação, estiveram na cerimônia da 11ª edição do Prêmio Empreendedor Social, que aconteceu nesta quarta-feira (18), no Masp.

Fagundes e Denise, colunista da Folha, foram os mestres de cerimônias da noite em homenagem a seis líderes sociais finalistas da premiação em 2015.

Na ocasião, foram premiados Sergio Andrade, 38, fundador da Agenda Pública, que recebeu o título de Empreendedor Social de 2015, Fernando Assad, 32, do Programa Vivenda, na categoria Empreendedor de Futuro e Luis Salvatore, 38, do IBS (Instituto Brasil Solidário) que com 74% de votação, foi o vencedor da Escolha do Leitor.

Fagundes diz ter se emocionado ao longo de vários momentos da cerimônia. "É fabuloso o que as pessoas fazem com força de vontade, sem ou com pouco dinheiro e obtêm um resultado extraordinário", destacou. "Por mim, eu daria o prêmio para todo mundo."

Denise, assim como o vencedor Andrade, frisou a importância de ressaltar projetos de impacto social em um momento de crise no país. "Foi um alento participar do Empreendedor Social. Cada história mostrada é mais inspiradora que a outra", disse a atriz.

Um momento significativo da noite foi o encontro no palco do ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e Eliana Sousa Silva, 53, criadora das Redes da Maré.

Ela fundou um pré-vestibular comunitário que já levou à universidade mais de 1.300 moradores do maior complexo de favelas do Rio.

O ex-ministro entregou o certificado a Eliana, que disputou a categoria principal com Andrade, o vencedor, e Salvatore.

O prefeito de Barro Alto (GO), cidade beneficiada pelas ações da Agenda Pública, Geraldo Martins (PT), também acompanhou a premiação.

Neca Setubal, presidente dos conselhos do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária) e da Fundação Tide Setubal, que integrou o júri deste ano, deu em mãos de Salvatore o certificado de finalista.

A Fundação Schwab foi representada no evento por Marisol Argueta, chefe para América Latina do Fórum Econômico Mundial.

Também estiveram presentes no Masp a ex-modelo Luiza Brunet, a estilista Barbara Casasola e a fotógrafa Marina Bandeira Klink.

MUSICAL

As emoções da noite prosseguiram com a performance de Letícia Sabatella e Fernando Alves Pinto, no comando da Caravana Tonteria.

A atriz trouxe no repertório músicas próprias, como "Amor Cego", e covers surpreendentes como "What a Wonderful World", de Louis Armstrong.

"Essa música é um hino universal, que significa olhar e cuidar desse mundo", explica ela, que se diz "soterrada" com os últimos "momentos tão sensíveis que o planeta está vivendo", em relação à tragédia ambiental em Mariana (MG) e aos atentados em Paris.

Apesar das recentes "catástrofes e tristezas pelas mortes", Letícia se sentiu inspirada pelos empreendedores finalistas de 2015, que estão à frente de projetos de impacto em áreas de educação, gestão pública e diretos das mulheres.

"Sinto que estou junto com a Folha homenageando os premiados. Estamos dando as mãos para quem quer construir um mundo melhor", disse.

Um dos momentos mais tocantes da cerimônia foi a performance de 15 bailarinos da Cia de Ballet de Cegos Fernanda Bianchini.

"Esse balé é transformador de vidas, tanto de quem está dançando quanto de quem está assistindo", disse Fernanda, elogiando também a superação do grupo que se apresentou sem fazer o reconhecimento do palco, em virtude de um atraso no deslocamento.

"Parabéns, parabéns, parabéns", enfatizou Denise, ao final da apresentação de cinco minutos, ao som de "O Fantasma da Ópera". Os artistas, todos deficientes visuais, apresentaram a coreografia "Luz Vida", que representa as luzes na escuridão.

Fernanda fundou a associação que leva seu nome em 1995. Hoje, oferece ao lado de outras dez professoras aulas gratuitas de balé clássico, sapateado, dança de salão, expressão corporal, danças inclusivas e teatro para portadores de deficiências visuais, intelectuais, físicas e auditivas.

Todos os convidados da premiação levaram para casa uma sacola ecológica confeccionada com tecido reciclado com fibra de garrafas pets pelo grupo Mulheres Arteiras. As artesãs fazem parte da Rede Asta, integrante da Rede Folha de Empreendedores Sociais e do Coletivo Coca-Cola.

Moradoras do bairro Badu, em Niterói, elas geram renda a partir do reaproveitamento de resíduos descartados, uma iniciativa que transforma a vida de mulheres daquela comunidade unindo arte, inclusão social e sustentabilidade.

Os finalistas, vencedores e membros do júri receberam um kit sobre a cerimônia dentro de uma bolsa de tecido reciclado produzida pelas artesãs da Lua Nova, associação fundada pela finalista do Prêmio Empreendedor Social Raquel Barros.

A artesãs fazem parte de um grupo de mães altamente marginalizadas que foram resgatadas pela Lua Nova e agora têm autoestima de volta, geram renda e se tornaram parceiras do projeto.

Letícia Sabatella e Denise Fraga vestiram na noite modelitos da estilista Gloria Coelho e sapatos da Corello.

O Prêmio Empreendedor Social é realizado há 11 anos pela Folha em parceria com a Fundação Schwab.

Já a categoria Empreendedor Social de Futuro é uma iniciativa exclusiva do jornal, criada em 2009 e voltada para projetos de empreendedores com até 35 anos que estão à frente de iniciativa socioambientais de um a três anos de existência.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio da Coca-Cola e CNI e conta com a TAM como transportadora oficial. UOL, ESPM e Fundação Dom Cabral são parceiros estratégicos.


Endereço da página:

Links no texto: