Folha de S. Paulo


Gianecchini e especialistas integram júri do Prêmio Empreendedor Social

Um júri formado por nove especialistas de diferentes áreas vai definir os vencedores da 11ª edição do Prêmio Empreendedor Social e à 7ª do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro.

Entre os jurados de 2015 estão: Hilde Schwab, cofundadora e presidente da Fundação Schwab; Luiz Carlos Trabuco, diretor-presidente do Bradesco; Victor Rico Frontaura, diretor-representante do CAF - banco de desenvolvimento da América Latina no Brasil; Maria Alice Setubal, socióloga, educadora e presidente dos Conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal; e Reynaldo Gianecchini, ator engajado em projetos sociais.

Também integram o júri Gonzalo Munoz, fundador do Triciclo, negócio social de reciclagem; Merula Steagall, vencedora do Prêmio Empreendedor Social 2013 e presidente da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia); Rosa Maria Fischer, professora titular da USP; e Maria Cristina Frias, colunista da Folha.

Para chegarem às suas decisões e notas, os jurados avaliaram longos e detalhados relatórios de reportagem, conduzidos por um time de jornalistas da Folha e consultores que investigam, pessoalmente, vários aspectos do trabalho dos finalistas do ano, além de realizar entrevistas com suas famílias, equipes de trabalho, parceiros, amigos, patrocinadores e beneficiários.

Cada jurado analisa todos os candidatos por inovação, sustentabilidade, impacto social, influência em políticas públicas, perfil, alcance e abrangência do projeto e seu efeito multiplicador.

Maria Alice Setubal, socióloga, educadora e presidente dos Conselhos do Cenpec e da Fundação Tide Setubal, diz que foi bastante prazeroso participar da avaliação dos empreendedores sociais neste ano.

"Surpreenderam-me, positivamente, o elevado compromisso e a diversidade dos projetos finalistas, assim como as ideias inovadoras dos mais jovens", afirma. "É bem animador vermos brasileiros tão empenhados em melhorar a educação ou a gestão pública, por exemplo, áreas que ainda precisam avançar muito no nosso país."

Para Victor Rico Frontaura, diretor-representante do CAF - banco de desenvolvimento da América Latina no Brasil, mais que escolher os líderes em destaque, participar do Prêmio como jurado foi um grande aprendizado.

"A oportunidade de mergulhar nessas histórias tão inspiradoras me fez conhecer o Brasil mais a fundo. O nível do material produzido pela equipe do Prêmio também me ajudou muito nessa escolha. A qualidade da documentação legitima a qualidade das escolhas feitas pelos jurados".

A vencedora da edição 2013, Merula Steagall, comenta que participar como jurada do Prêmio Empreendedor Social foi uma experiência enriquecedora.

"Todos os projetos escolhidos são muito bem qualificados e realmente fazem a diferença na vida das pessoas", destaca. "Fico muito feliz em ver os empreendedores do futuro, uma geração jovem e comprometida, interessada em atuar no seguimento social. A cooperação entre organizações, setores públicos e privados e governo é cada vez mais necessária para conseguirmos avançar em nossos propósitos."

Os vencedores serão conhecidos em cerimônia de premiação, para convidados, em 18/11, quarta-feira, a partir das 19 horas, no Masp (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista. A entrega dos prêmios será transmitida ao vivo pelo site da Folha e pelo UOL, com acessibilidade para deficientes auditivos e visuais.

No evento também será conhecido o ganhador da categoria Escolha do Leitor. A votação está aberta até domingo (15); vote.

O evento terá como mestres de cerimônias a atriz e colunista da Folha Denise Fraga e o ator Antonio Fagundes e contará com o musical da Caravana Tonteria, capitaneada pela atriz Letícia Sabatella, e o espetáculo "Luz, Vida", de 15 bailarinos da Cia. de Ballet de Cegos Fernanda Bianchini.

Representando a Fundação Schwab, realizadora do Prêmio Empreendedor Social no mundo inteiro, estará Marisol Argueta, também diretora do Fórum Econômico Mundial na América Latina.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio da CNI e conta com a TAM como transportadora oficial. UOL, ESPM e Fundação Dom Cabral são parceiros estratégicos.


Endereço da página:

Links no texto: