Folha de S. Paulo


Comunidade cearense organizou premiação inédita no Brasil

Com a proposta inovadora de reconhecer e homenagear os protagonistas que são fundamentais para o desenvolvimento da comunidade com base nas escolhas dos moradores, foi realizada a primeira edição do Prêmio Solidários.

A iniciativa é da Fundação Fenômenos e da empresa social ponteAponte, com realização do Instituto Palmas, membro da Rede Folha.

Nesta primeira edição, um grupo de mais de 20 moradores do Conjunto Palmeiras e entorno se reuniu nos dias 8 e 9 de agosto para vivenciar todo o processo de uma premiação.

Desde a formação de uma comissão, passando pela definição dos critérios, indicação das histórias até a eleição dos vencedores, tudo foi decidido pela comunidade.

Ao final, foram escolhidos dez vencedores e seis homenageados cujas narrativas refletem as lutas e conquistas do bairro ao longo de décadas de história.

A celebração também faz parte dessa inédita construção coletiva, em que o mesmo comitê planeja e organiza uma grande festa para homenagear os premiados, com direito a palco em rua fechada especialmente para a ocasião, atrações musicais e mil Palmas (moeda social local) para cada vencedor.

"Foi uma das ações mais revolucionárias do Palmeiras nos últimos anos. É inovadora porque empodera a comunidade, mobiliza, coloca o bairro para pensar, interagir e ter o poder de transformação", afirma Joaquim de Melo, do Banco Palmas.

A metodologia foi desenvolvida ao longo dos últimos dois anos e está sendo aplicada pela primeira vez pela ponteAponte em conjunto com a Fundação Fenômenos.

Um dos objetivos é, por meio da reflexão coletiva, estimular valores como o cuidado nas relações, a empatia, a troca horizontal, a cocriação e o diálogo, além de reconhecer protagonistas com histórias inspiradoras em prol da comunidade.

Sobre o evento

No evento desta quinta-feira (13), foram realizadas apresentações culturais dos grupos Bate Palmas, Palmerê, Ramo Lata e Cordapés. Os artistas locais Vânia, Henrique e Paulinho também integraram a programação, ao lado de repentistas.

A premiação aconteceu juntamente com a Feira Solidária, realizada pelo Instituto Palmas, com 16 empreendedores locais e suas barracas de comidas, artesanato, brechós e bebidas. O público pode utilizar palmas e reais como moedas na feira.

Saiba mais sobre o Prêmio Solidários no site do Banco Palmas.


Endereço da página:

Links no texto: