Folha de S. Paulo


MIT busca empreendedor com projeto de inovação tecnológica no Brasil

Com o objetivo de descobrir, reconhecer e impulsionar jovens inovadores, pesquisadores e empreendedores no Brasil, a "MIT Technology Review", revista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, abre inscrições para o prêmio Inovadores com menos de 35.

A segunda edição nacional do concurso, que também acontece em países da Europa, como França, Alemanha e Itália, e em outros da América Latina, como Argentina e Uruguai, tem apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Para participar, os empreendedores devem ter menos de 35 anos, ser brasileiro e criador de uma tecnologia inovadora que seja capaz de melhorar ou gerar impacto real em áreas fundamentais para a sociedade.

Podem se inscrever projetos nas áreas de biotecnologia e medicina, hardware eletrônico, internet e web, nanotecnologia e materiais, programas, telecomunicações e transporte.

Um júri formado por tecnólogos especialistas, líderes, formadores de opinião e acadêmicos avaliará os projetos.

A equipe da edição em português da "MIT Technology Review" escolherá dez jovens que desenvolveram os projetos mais criativos e com maior impacto social e econômico.

VENDEDORES

Em 2014, o Inovadores com menos de 35 reconheceu dez jovens brasileiros com projetos capazes de oferecer soluções para algumas das principais necessidades e carências da população nacional.

Entre eles, a Geekie, uma plataforma de educação adaptativa capaz de personalizar e conferir autonomia à experiência de aprendizagem do aluno a partir da análise de seu desempenho (forças e deficiências), empreendimento de Eduardo Bontempo e Cláudio Sassaki, vendedores do Prêmio Empreendedor Social, também no ano passado.

Lorrana Scarpioni, finalista do Prêmio Empreendedor Social de Futuro, com o Bliive, negócio social baseado em um sistema colaborativo que usa o tempo como moeda de troca, também foi vencedora do Inovadores.

Neste ano, os vencedores ganharão reconhecimento, visibilidade e prestígio internacional por meio da publicação, que os identificará como inovadores em seus campos de trabalho.

Os vencedores regionais de países da América Latina e da Europa participarão, em setembro, da edição global do prêmio na sede da MIT Technology Review, em Boston, nos Estados Unidos, ao lado de concorrentes norte-americanos.

As inscrições são feitas pelo site da MIT Technology Review até o dia 27 de agosto. Dois dos projetos inscritos também serão reconhecidos como Inovador do Ano e Inovador Social.


Endereço da página:

Links no texto: