Folha de S. Paulo


SP é Estado com maior número de projetos inscritos no Prêmio FBB

São Paulo foi o Estado com o maior número de projetos de tecnologia social inscritos na oitava edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil. As 169 iniciativas paulistas concorrem com mais 697 projetos. O prêmio de R$ 600 mil será dividido entre 18 ganhadores.

No total, foram 866 projetos inscritos em todo o Brasil. Outros Estados que também tiveram grande número de inscrições foram Minas Gerais, em segundo lugar com 72 propostas, e Rio Grande do Sul, em terceiro com 64. As iniciativas seguem agora para análise de certificação de tecnologia social e depois para seleção, julgamento e premiação.

Entre as seis categorias do prêmio, a que mais despertou interesse foi a de tecnologias sociais para o meio urbano, com 229 propostas inscritas. Em seguida vieram juventude, com 196; comunidades tradicionais, agricultores familiares e assentados da reforma agrária, com 172; e mulheres, com 103.

Ainda que não sejam vencedores, todos os projetos certificados passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais da FBB. Nele, instituições interessadas em conhecer a iniciativa ou em reaplicá-la podem entrar em contato direto com os desenvolvedores.

Em 14 anos de prêmio, houve iniciativas que se destacaram e se transformaram em políticas públicas. Entre elas está a "Cisterna de Placas", para captação de água da chuva replicada no semiárido brasileiro.


Endereço da página:

Links no texto: