Folha de S. Paulo


Jornais reaproveitados podem virar relógio de parede; aprenda a fazer

A vida útil de um jornal impresso geralmente é curta. O que é notícia em uma dia, no outro, normalmente, não tem muita utilidade. Usando a criatividade, é possível reutizá-lo em casa.

A arte-educadora Maria Del Carmen Prado Vilar, 54, dá dicas do que se pode fazer com o jornal velho. "Com o jornal é possível fazer suporte para copos, cesta de pães, até mesmo um kit completo de mesa. Além disso, ele pode ser usado na decoração de móveis", conta.

Del Carmen começou a trabalhar com jornal reciclado ainda quando era professora em uma escola pública de São Paulo, devida à necessidade de ensinar sobre o processo de reciclagem. "Temos um acúmulo de lixo muito grande. Podemos transformar materiais recicláveis em uma fonte de renda. Esse era o meu maior objetivo", diz.

Com um investimento de R$ 15 por peça, Del Carmen chega a vender um relógio de jornal por até R$ 35. Ela sugere também usar outros objetos para fazer artesanato, como revistas, botões e pinturas.

A arte-educadora ensina passo-a-passo como fazer um relógio de parede de jornal. As tintas usadas na produção também podem ser reaproveitadas. De preferência àquelas feitas à base de água ou acrílica.

MATERIAIS
22 folhas duplas de jornal
Régua
Cola branca para artesanato
Palito de churrasco
Martelo
Tintas PVA nas cores de sua preferência
Pincéis retos de cerdas macias
Guardanapo de papel decorado
Saco de plástico
Verniz à base de água
Maquinário para relógio

Maria Del Carmen Prado Vilar é arte-educadora

Site: www.delartes.com
E-mail: delartes@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: