Folha de S. Paulo


Aplicativo gratuito simula situação de propriedades rurais no Código Florestal

Novo aplicativo para celulares e tablets permite que produtor rural conferira a situação legal de sua propriedade diante do Código Florestal.

Introduzindo informações, no aplicativo Simulador do Código Florestal, como localização, área total da fazenda, data de desmatamento e áreas com florestas, é possível ter informações sobre a situação do imóvel: se há excedente ou falta de floresta, seja em áreas de preservação permanente (APP) ou reserva legal.

Reprodução/Imaflora
Aplicativo Simulador do Código Florestal
Aplicativo Simulador do Código Florestal

O proprietário é informado de quanto seria necessário restaurar ou compensar para se adequar à legislação. Dependendo da situação do empreendimento, ele fica informado sobre o quanto de floresta excedente pode ser oferecida para a compensação de outras fazendas com falta de vegetação nativa.

O app ainda inclui as particularidades da Lei Florestal para cada bioma, tamanho de imóvel rural e data de desmatamento, considerando as situações em que as APPs podem ser contabilizadas como reserva legal, entre outras funções.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), de Luís Fernando Guedes Pinto, finalista do Prêmio Empreendedor Social, em 2012, e pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (Ipef).

A tecnologia pode ser usada por produtores rurais que tenham empreendimentos de qualquer porte.

O aplicativo também traz a íntegra do "Guia para a aplicação da nova lei florestal em propriedades rurais", além de explicar os conceitos da lei e que permitem ao produtor entender o passo a passo para o cumprimento do Código Florestal.

O aplicativo está disponível para download gratuito no Itunes
e na Google Play.


Endereço da página:

Links no texto: