Folha de S. Paulo


Livro conta como banco comunitário estimulou economia no Ceará

No próximo dia 30, acontece em São Paulo o lançamento do livro "Viva a Favela!". A obra conta como o Conjunto Palmeiras deixou de ser apenas uma favela em Fortaleza, no Ceará, para virar um bairro com economia e moeda próprias.

O livro foi escritor pelo teólogo e educador Joaquim Melo, fundador do Instituto Palmas e finalista do Prêmio Empreendedor Social de 2008.

Jarbas Oliveira/Folhapress
Joaquim Melo,coordenador do Banco Palmas no galpao de produção da Palma Fashion
Joaquim Melo,coordenador do Banco Palmas no galpao de produção da Palma Fashion

O empreendedor criou o Banco Palmas, o primeiro banco comunitário do país. Além disso, introduziu um modelo inédito com propriedade e gestão da comunidade.

O projeto de Melo já atendeu a mais de 200 mil brasileiros e abrange 33 municípios do seis Estados brasileiros: Ceará, Piauí, Maranhão, Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, mais a Venezuela, onde a metodologia está sistematizada para replicação.

No livro da Editora Ideias e Letras, Melo conta como, indo contra a opinião do Banco Central, criou uma moeda própria para a favela e reativou o comércio local, especialmente graças ao microcrédito. Desde a iniciativa do Banco Palmas, 102 bancos comunitários surgiram seguindo os mesmos passos.

O que: lançamento do livro Viva a Favela! de Joaquim Melo
Onde: Livraria Martins Fontes. Av. Paulista, 509
Quando: 30 de julho à partir das 18h30
Quanto: R$ 42 (valor da editora)


Endereço da página:

Links no texto: