Folha de S. Paulo


Jovem instala sistema de irrigação econômico para combater seca no CE

A estiagem que afeta o semiárido nordestino há três anos tem deixado os agricultores da região preocupados com a situação. E para combater a seca, o jovem Giliard Gama, 28, adaptou um sistema alternativo e econômico de irrigação para as plantações locais.

"A adaptação para esse sistema foi por necessidade, devido a falta d'água, pois estamos passando por uma grande seca. E vi que a forma de economizar água seria utilizando a microaspersão", conta Gama.

Divulgação /Adel
No sertão do Ceará, Giliard Gama adaptou um sistema econômico e sustentável de irrigação para agricultura
No sertão do Ceará, Giliard Gama adaptou um sistema econômico e sustentável de irrigação para agricultura

O agricultor pertence a terceira geração de sua família que optou por trabalhar no campo. Morador do município cearense de Pentecoste, de 36 mil habitantes, Gama foi o vencedor do 1° Prêmio A Nova Cara do Sertão, realizado pelo economista Wagner Gomes , da Adel (Agência de Desenvolvimento Econômico Local), vencedor do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2010. A iniciativa de Gomes premia e incentiva projetos de jovens empreendedores rurais do Ceará.

Depois de participar do prêmio em 2012, Gama decidiu investir na produção de coco de seu pai. Além de economizar cerca de 90% no uso d'água, o novo sistema de irrigação permitiu que a família elevasse a produção.

Para conseguir irrigar a plantação com o sistema de microaspersão, Gama canalizou a água de um riacho próximo à propriedade. "Agora temos como irrigar a plantação mesmo com pouca quantidade de água em época de seca. Com esse sistema também tivemos o melhoramento do solo", diz.

Gama explica que o sistema antigo de inundação que os agricultores utilizavam prejudicava o solo, causando erosão e salinidade.

Gomes pretende realizar o prêmio todo ano para colocar em evidência experiências, técnicas, práticas e soluções nos campos de produção, gestão e comercialização nas áreas de agricultura familiar e serviços.

"Mesmo com a seca que estamos vivendo, empreendedores como Giliard Gama mostram um novo sertão, mais empreendedor e sustentável. Ele transformou a maior calamidade nordestina dos últimos 50 anos no estopim do seu negócio", diz Gomes.

COMPARTILHANDO
Devido à seca, Gama conta que a água de irrigação para os agricultores foi cortada no início do ano. "E para o consumo humano há pouquíssima", diz. Alguns dos moradores estão encontrando uma saída temporária cavando poços.

O jovem cearense passou a ensinar e a instalar o sistema de irrigação para os agricultores de Pentecoste. Giliard ajudou os moradores a comprar os produtos para a construção que, em média, custam R$ 1 mil, e fez um mutirão para instalar nas plantações da região.


Endereço da página:

Links no texto: