Folha de S. Paulo


Empresa do Nobel da Paz Muhammad Yunus seleciona projetos sociais novos

A Yunus Negócios Sociais Brasil, organização ligada à Yunus Social Business Global, empresa comandada pelo economista e Nobel da Paz Muhammad Yunus, está com inscrições abertas para o seu primeiro ciclo de incubação e aceleração intensiva gratuita voltado para negócios sociais, em São Paulo.

A capacitação terá duração de doze semanas e tem como objetivo viabilizar o surgimento e crescimento de projetos sociais no país. O programa é voltado para empreendedores que possuam uma ideia, um novo projeto de negócio social ou alguma iniciativa que já esteja no mercado e que deseje receber um suporte para acelerar seu desenvolvimento. ONGs ou Oscips que desejam tornarem-se negócios autossustentáveis também podem participar.

Rodrigo Capote-28.mai.2013/Folhapress
Muhammad Yunus, que ganhou o Nobel da Paz em 2006
Muhammad Yunus, que ganhou o Nobel da Paz em 2006, cuja organização apoia novos projetos sociais

O Yunus selecionará de cinco a seis projetos de acordo com três critérios principais: potencial de impacto social, solidez do modelo de negócio quanto à sustentabilidade financeira e a capacidade do empreendedor ou conjunto de empreendedores e parceiros liderarem o negócio social.

Os selecionados participarão de palestras e workshops com grandes nomes do mercado especialistas em assuntos como criação de cultura empresarial, gestão por indicadores, felicidade no trabalho, futurismo, novas tecnologias, finanças e "branding", entre outros. Também contarão com assessoria jurídica, tributária, financeira e uma mentoria com um especialista setorial relacionado ao tipo de negócio que pretende empreender.

Além disso, cada empreendedor terá sessões semanais de mentoria com a equipe do Yunus e também um coach exclusivo, integrante de um time de consultores voluntários da Boston Consulting Group, que adotará e acompanhará o empreendedor durante as aulas.

Os empreendedores ainda passarão por uma sabatina formada por moradores e lideranças de comunidade de baixa renda e por testes de campo. Ao final das 12 semanas, as iniciativas que tiverem alcançado bom desempenho poderão receber apoio financeiro.

Nascido em uma pequena aldeia de Bangladesh, Muhammad Yunus foi ganhador do Nobel da Paz, em 2006. O economista ficou conhecido como "banqueiro do pobres" após fundar, em 1976, o banco Grameen e criar um sistema de microcrédito que empresta dinheiro, sem garantia, para mulheres investirem em pequenos negócios que sustentem suas famílias.

As inscrições são feitas pelo site e vão até 15 de abril.


Endereço da página:

Links no texto: