Folha de S. Paulo


Pimentões recheados são alternativa nutritiva e fácil de fazer

Para produzir uma refeição saudável e prática, não é preciso muito tempo. Em poucos minutos a chef Marta Tatini faz pimentões recheados com biomassa e quinoa. A união desse três componentes não é à toa: o prato é rico em vitaminas e nutrientes.

Conhecido pelas cores, aroma e sabor, o pimentão, seja ele verde, vermelho ou amarelo, é rico em vitaminas A, B, C e E. Além disso, é um aliado contra o envelhecimento precoce, fadiga e doenças degenerativas. A vitamina A contribui para um bom funcionando da saúde dos olhos. Já as propriedades do complexo B (potássio, fósforo, cálcio e magnésio) são antioxidantes.

"A quinoa tem conteúdo de nutrientes superior ao de outros cereais integrais e é comparada com as leguminosas, ou seja, aos feijões", afirma a nutricionista Astrid Pfeiffer, especialista em alimentação vegana e autora do livro "A cozinha vegetariana de Astrid Pfeiffer". Ela contém substâncias que são responsáveis pela modulação do humor, disposição e bem-estar.

O consumo de biomassa auxilia no trânsito intestinal adequado. Segundo Astrid, o alimento tem um baixo índice glicêmico, ou seja, "a digestão e absorção são mais lentas e assim a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados, reduzindo a necessidade de liberação de insulina e contribuindo então para a prevenção do desenvolvimento de diabetes". Além disso, a biomassa dá uma maior sensação de saciedade, que é promovida pelo amido resistente.

O site Empreendedor Social mostra, semanalmente, uma receita sustentável.

Pimentões recheados com biomassa e quinoa

Ingredientes:

4 pimentões amarelos ou vermelhos
200g de quinoa mix pronta
50g de biomassa
20g de funghi secchi
20g de mostarda dijon
1 cebola
¼ de alho poró
Óleo de gergelim torrado ou azeite extra virgem
500ml de água
Garam masala (tempero indiano)
Noz moscada
Alho-poró
Salsinha
Sal de ervas

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho poró no azeite e em seguida coloque a quinoa. Cubra o refogado com 500ml de água e mexa adicionando o sal de ervas, a masala e o funghi secchi. Deixe cozinhar em fogo brando até que toda a água evapore. Reserve.

Lave os pimentões e retire a tampa. Passe azeite com sal de ervas dentro e fora dos pimentões. Misture a quinoa com a biomassa, a mostarda, a salsinha, a noz moscada e o restante da masala.

Coloque a mistura dentro dos pimentões e recoloque a tampa. Coloque numa forma untada com azeite e leve ao forno até que os pimentões fiquem tenros. Retire e sirva.

Marta Tátini é eco chef de gastronomia orgânica, professora e mestre em educação alimentar e ambiental, especializada em gastronomia vegana, ayurvédica e orgânica. Realiza consultoria, "coaching alimentar", buffets veganos orgânicos e entrega de refeições orgânicas gourmet.
e-mail: marthatatini@uol.com.br
Site: www.marthatatini.blogspot.com.br
Telefone: 0/xx/11/95385-5292/ 968460105


Endereço da página:

Links no texto: