Folha de S. Paulo


Sementes germinadas e legumes compõem "sopa viva" nutritiva

A criatividade, um dos ingredientes mais utilizados pelos chefs, não é limitada dentro da culinária viva.

O "personal healing" José Fernandes mostra que é possível comer de forma saudável com ingredientes fáceis de encontrar.

"Couve, repolho, cenoura, todos esses legumes, juntos, podem se transformar numa rica sopa viva. Basta acrescentar sementes germinadas para turbinar os efeitos nutritivos", conta.

Após apresentar opções para o café da manhã e para a tarde, com o suco vivo e a torta de frutas, Fernandes sugere uma refeição leve para a noite, onde as sementes de avelã, amendoim e nozes têm os benefícios nutricionais potencializados por meio do processo de germinação.

Veja passo a passo para germinar grãos

"Não é recomendável ingerir alimentos pesados após as 20 horas porque, neste período, o corpo já começa o processo de eliminação. Por isso legumes liquidificados com as sementes são uma ótima pedida para saciar a fome por volta desse horário e garantir o bom funcionamento do organismo", diz o chef responsável pelo processo de desintoxicação alimentar à base de alimentos vivos oferecido pelo SPA Maria Bonita

Ingredientes:

100 g de avelã germinadas (pode ser também nozes ou amendoim)

Repolho roxo

Cenoura (e outros legumes e verduras conforme o gosto)

Azeite extravirgem

Sal

Modo de preparo:
No copo do liquidificador, colocar os vegetais e as sementes germinadas. Acrescente sal. Após bater, colocar o líquido numa panela e amornar sem deixar ferver. Desligar o fogo e acrescentar o azeite. Servir morno.

LEIA TAMBÉM: Frutas em torta de amendoim germinado imita doce de leite

José Fernandes é formado pelo Ann Wigmore Natural Health Institure e trabalhou durante 11 anos dentro do grupo de pesquisa Terrapia, da Escola Nacional de Saúde Pública. Atualmente dirige workshops de "alimentação viva" e desintoxicação, entre outros.

Telefone: 0/xx/22/2543-1300 / 2543-1212


Endereço da página:

Links no texto: