Folha de S. Paulo


Premiação de 2013 tem resultados inéditos

Com métodos de intervenção próprios e inovadores, pela primeira vez só mulheres chegaram à final do 9º Prêmio Empreendedor Social, parceria da Folha com a Fundação Schwab.

A vencedora, a administradora Merula Steagall, 47, é a quarta brasileira eleita para integrar a rede global de empreendedorismo social da organização suíça, que tem 77 mulheres entre os 256 líderes.

Já no 5º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, que desde 2009 tinha finalistas com idade média de 35 anos, disputaram seis jovens, com média de 25 anos.

Assim como os vencedores -o administrador Alexandre Amorim, 24, e os economistas Luiz Ribas, 24, e Diego Moreira, 24-, todos iniciaram os projetos ao sair da faculdade e não pensam em entrar no mundo corporativo.

Chegar à final não foi fácil (veja infográfico ao lado). Pelo oitavo ano, o Brasil é recordista mundial de inscrições do prêmio, que é realizado em 61 países, ficando à frente da Índia e da China. Aqui, neste ano, foram 227 inscritos de 24 Estados e do Distrito Federal.

Para escolher dez finalistas, foram analisadas 2.514 páginas de documentos e feitas 234 entrevistas por uma equipe de 15 pessoas em 32 dias e cinco Estados.

O júri então se debruçou sobre 310 páginas de relatórios, analisando inovação, perfil, sustentabilidade, impacto social direto e influência em políticas públicas, entre outros critérios.

O resultado está nesta edição: duas gerações empreendedoras com diferentes abordagens, mas determinadas a criar uma transformação consistente e cada vez mais ampla na sociedade.

ESCOLHA DO LEITOR

Hoje, o site da Folha traz o ganhador da categoria Escolha do Leitor, na qual os internautas elegeram seu projeto preferido entre os sete finalistas, a partir de vídeos de 60 segundos.


Endereço da página: