Folha de S. Paulo


Manjericão é rico em benefícios para o organismo

Os convidados do Empreendedor Social 2013 receberam um convite 100% artesanal com sementes de manjericão (envelope) e cravo (interior).

O nome da erva tem origem grega e quer dizer "emplastron basilikon" ("emplastro real"). "O manjericão tem tantos nutrientes que é quase uma erva milagrosa", conta Marta Tatini, chef de gastronomia orgânica e mestre em educação alimentar e ambiental.

Conhecido desde a Grécia Antiga, o manjericão tem diferentes funções: é antisséptico, desintoxicante e ajuda o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção.

"Ao manjericão atribui-se um alto potencial antioxidante derivado da sua composição rica em compostos fenólicos", explica a professora titular em nutrição humana da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Jocelem Salgado. "Em geral, esses compostos têm ação multifuncional, atuando no combate e na propagação dos radicais livres."

Escolha e vote no Empreendedor Social 2013

A professora conta que o excesso desses radicais livres está associado ao envelhecimento precoce e à maioria das doenças-crônico-degenerativas, como o câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson.

"Alguns estudos têm apontado que o consumo de manjericão tem atividade antibacteriana, anti-inflamatória, antiulceroso, antidiarreico, além de estimular o sistema nervoso, reduzir os índices glicêmicos e ter potencial quimioprotetivo", revela.

TRIO PODEROSO

A chef destaca o chá quente de manjericão como uma fonte curativa: "Ele reduz a febre e o muco no peito e no nariz, pois é sudorífico e diurético, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, congestão, tosse e dor de garganta".

Especializada em gastronomia natural, ayurvédica e orgânica, Marta afirma que o manjericão possui grande quantidade de vitamina C. "A cada 100 gramas, oferece 86% da dieta diária recomendada", revela.

"Os cientistas não param de descobrir aspectos do manjericão, pois ele concentra uma grande quantidade de vitamina A, luteína, betacaroteno, criptoxantina e de xanthins", diz.

Esses três aspectos juntos foram um trio poderoso contra o envelhecimento e doenças da pele.

A vitamina A é necessária para a manutenção da visão saudável e das membranas mucosas. "Vegetais que conjugam vitamina A e betacaroteno, como o manjericão, são conhecidos pela proteção que dão ao pulmão e à cavidade oral contra o câncer".

O manjericão também é rico em vitamina K, que serve para construção de massa óssea e para a manutenção da saúde da pele. "A vitamina K também é relevante no tratamento de Alzheimer", aponta Marta.

NA COZINHA

Na cozinha, a erva pode ser usada para vários tipos de pratos, como pães, massas, molhos, patês, sucos, doces, queijos vegetais e pratos "gourmet".

A professora de nutrição humana dá uma dica de como consumir o ingrediente: "Deve ser acrescentado apenas no último passo da receita para que desse modo mantenha-se o frescor, o sabor acentuado e principalmente os compostos antioxidantes".

O manjericão pode ser consumidos por todos.

Editoria de arte/Folhapress

Pizza integral vegana com biomassa e manjericão

(sem lactose e sem ovos)

Originária da região do Oriente Médio e difundida pelos gregos, o manjericão, além de ser rico em vitaminas A, C e K, pode ser usado em vários pratos, como pães, massas, molhos, patês, sucos, doces, queijos vegetais e pratos "gourmet".

Na receita a seguir, o manjericão foi usado na massa e no recheio da pizza integral.

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Pizza integral vegana com biomassa e manjericão
Pizza integral vegana com biomassa e manjericão

Ingredientes

Massa:
350 g de farinha de trigo integral orgânica
50 g de biomassa
12 g de sal marinho
2 tabletes de fermento biológico (ou um saquinho desidratado)
200 ml de água morna batida com um maço de folhas de manjericão
1 colher de sopa de azeite

Recheio:
50 g de palmito
1 cebola
1 cenoura
10 tomates cereja
Alho-poró a gosto
Azeite a gosto
½ pimentão amarelo (opcional)
200 ml de molho de tomate orgânico
Massala
Mandiokejo (queijo vegetal de mandioca) para cobertura

Modo de preparo:
Coloque a farinha integral orgânica, o fermento seco, a biomassa, o azeite e o sal em uma tigela grande. Vá adicionando a água com manjericão aos poucos. Sove a massa. Misture até formar uma massa macia. Sove em uma superfície enfarinhada, por 10 minutos ou até desprender da mão. Coloque em uma tigela, cubra e deixe em local quente por 45 minutos ou até dobrar o tamanho.
Coloque uma bolinha da massa na água: quando ela subir, a massa está pronta para abrir. Unte uma forma de pizza de 30 cm. Coloque a massa no centro e estique-a até as bordas com a mão fechada. Puxe as extremidades para criar uma borda. Asse com um pouco de molho de tomate. Retire do forno, recheie como quiser e recoloque no forno de novo, até o recheio ficar derretido.

Recheio:
Coloque mais um pouco de molho e vá colocando o palmito, os tomates, o alho poró e o manjericão. Por último, o mandiokejo. Leve para assar.

Rendimento: 10 minipizzas

Marta Tatini é chef de gastronomia orgânica e mestre em educação alimentar e ambiental, especializada em gastronomia natural, ayurvédica e orgânica. Realiza bufês orgânicos, consultoria e entrega de refeições orgânicas "gourmet".
e-mail: marthatatini@uol.com.br
Telefone: 0/xx/11/95385-5292


Endereço da página:

Links no texto: