Folha de S. Paulo


Curso forma jovens ativistas

Dar ferramentas para propiciar a mudança social. Esse é o objetivo da Escola de Ativismo - Cidadão do Mundo, do grupo Revolução da Colher, que está com inscrições abertas.

São 20 vagas para jovens interessados em aprender a formular e participar de ações de conscientização socioambiental.

Com o custo de R$ 40 mensal, o programa tem três meses de duração, com aulas aos sábados, das 14h às 18h, na sede do grupo, que fica na Aclimação (zona central de São Paulo).

O programa é composto de oficinas de pintura e grafite, customização de fantasias, HTML, edição de vídeos, jornalismo, logística de eventos e aulas conceituais sobre nutrição, agricultura e indústria, entre outros temas.

No final de cada aula, os alunos recebem uma lição prática de cada disciplina para desenvolver durante a semana.

"Demostramos a cada indivíduo o imenso poder que tem se atuar de forma consciente e torna-se um replicador dessa mensagem. Consideramos esse o dever mínimo de todo cidadão", diz o jornalista colombiano Alejandro Arango, 34, criador do programa.

Juan Diego Castilo

"Chegou o tempo onde todos devemos ser educados como cidadãos do mundo e guardiões da Mãe Terra."

A Escola de Ativismo - Cidadão do Mundo, iniciado em 2011, já formou cerca de 60 jovens, informando e incentivando-os a ajudar os outros de forma criativa e divertida.

A Revolução da Colher que é um movimento de ativistas em prol da consciência alimentar, que atua na América Latina com ações voltadas à preservação do ambiente e à reeducação alimentar, publica informativos sobre o tema e desenvolve festas e mostras de cinema temáticas.

"Um mundo sem ativismo é um mudo à mercê do egoísmo. Vemos uma criança caprichosa e isso não nos agrada. Se ela deixa de compartilhar um pedaço de comida ou um brinquedo, apesar de ser um ato pequeno, ficamos indignados. Imagine isso em grande escala, colocando em risco a vida de seres humanos e outras espécies. Um ativista não pode aceitar isso, por isso faz da sua indignação algo útil", completa Arango.

COMO SE INSCREVER

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição neste link, que inclui uma carta de interesse sobre por que quer participar do programa.

Após a análise dos incritos, os alunos serão anunciados até o dia 16 de agosto.

Mais informações: 0/xx/11/5908-1361 ou revolucaodacolher@gmail.com


Endereço da página:

Links no texto: