Folha de S. Paulo


Casal viaja o Brasil em busca de histórias transformadoras

"Nós acreditamos que estamos no mundo para contribuir com algo. Mas o que fazer?" Foi a partir dessa pergunta que a vida de Iara, 32, e Eduardo Xavier, 45, começou a mudar.

Há cinco anos, o casal decidiu vender tudo o que tinha e percorrer os cinco continentes em busca de bons exemplos, ou seja, histórias de pessoas que trabalhavam em prol do coletivo.

"A vida não tem sentido se focarmos apenas em trabalhar para ganhar dinheiro, adquirir bens materiais, cuidar de nossa família e ponto final. Queríamos fazer algo mais, por toda a nossa comunidade", diz Eduardo.

Para isso, além de conhecer ações sociais espalhadas pelo Brasil, os dois criaram um site para divulgar os projetos. "A ideia é motivar outras pessoas a fazer o mesmo", conta Iara.

Desde janeiro de 2011 eles já percorreram 15 Estados. "Terminaremos o Brasil em junho de 2014 e iniciaremos o exterior. Já recebemos bons exemplos em vários países, mas, sem apoio e sem patrocínio, talvez não conseguiremos visitar todos", diz Eduardo.

Entre os desafios como falta de recursos, incertezas sobre onde dormir e controle das emoções diárias, os dois contam que aprenderam a viver um dia de cada vez e a querer qualidade de vida para todos.

"Hoje temos certeza que todos podem fazer algo para mudar o mundo em qualquer área. Basta ter iniciativa. As pessoas precisam sair do estágio de sensibilização para o de mobilização", afirma Iara.

O casal conta que já colecionou muitos casos curiosos durante o trajeto. Para Iara, um dos momentos mais marcantes foi durante a travessia de barco de Santarém (PA) a Manaus (AM), onde ela acordou de madrugada para ver o nascer do sol, mas, de onde estava, não conseguiria porque a mata cobria o horizonte.

"Mesmo assim eu levantei e fui tomar banho e, no meio do banheiro sujo, pois era o único disponível para as 160 pessoas que estavam na embarcação, onde só caia um fio de água do chuveiro, eu pude visualizar, por uma pequena fenda, o sol nascer entre as árvores da floresta e seu reflexo no rio."

"Em um lugar extremamente simples e de um certo modo até incômodo, vivi uma emoção deliciosa. A transformação de sentimentos, de um estado de completo constrangimento para a gratidão daquele momento, a comoção que aquela imagem trouxe para dentro de meu íntimo é impossível de explicar", lembra.

"Essa é a prova de que luxo é você saber encontrar a beleza em todos os lugares e agradecer ao universo tudo aquilo que ele te proporciona a cada dia", complementa Eduardo.


Endereço da página:

Links no texto: