Folha de S. Paulo


Roteiro oferece viagem de experiência em ecovila escocesa

Sete dias de vivência dentro de uma das mais conceituadas comunidades sustentáveis e espirituais do mundo é o que promete o roteiro Findhorn.

A viagem de experiência levará brasileiros, de 11 e 26 de setembro, para o centro de educação holística, localizado no norte da Escócia, recomendado pela Unesco como modelo de sustentabilidade.

"É muito mais do que uma viagem cultural, porque convida as pessoas a refletirem sobre seu estilo de vida, valores e rotina diária", diz a orientadora do programa, Helyda Di Oliveira, também diretora geral da Unipaz (Universidade Internacional da Paz).

Fundada há 51 anos pelo casal inglês Peter e Eileen Caddy, Findhorn ficou conhecida por manter um sistema que caminha em direção a um modo de vida autossustentável.

"Eles se tornaram referência em relação a qualidade de vida, produção de alimento e reaproveitamento da água", explica Oliveira.

"A integração com a natureza é tanta que possibilita a existência de hortas mesmo com as dificuldades do solo nesta parte da Escócia, localizada em frente ao polo Norte."

Os participantes do roteiro poderão compartilhar da rotina dos moradores, que inclui práticas de meditações e danças circulares, e ficarão hospedados nas casas construídas com barris de uísque.

"Não existe uma identificação ou orientação espiritual no local, mas, sim, uma construção de uma vida saudável, baseada nos princípios materiais e espirituais", comenta Oliveira.

"Lá é possível exercitar a atenção plena e o trabalho voltado para o dia a dia", explica a representante de Findhorn no Brasil, Renata Lima Ramos. "Isso traz todo o diferencial para o lugar."

Com cerca de 500 moradores, o centro recebe por ano cerca de 12 mil visitantes de todas as partes do mundo. Os roteiros são sempre disponibilizados em idiomas e épocas específicas, para facilitar a adaptação dos estrangeiros. "Setembro é a melhor mês para os brasileiros, já que no inverno os termômetros chegam a medir 25 graus abaixo de zero", diz Oliveira.

No Brasil, a viagem é oferecida pela agência Freeway e inclui com quatro dias em Londres e dois em Inverness, cidade próxima a Findhorn.

O pacote custa € 2.800 (voos internos com taxa de embarque, hospedagem com pensão completa na ecovila e com café da manhã em Londres e Inverness, traslados e guias).

Mais informações: www.findhorn.org


Endereço da página:

Links no texto: