Folha de S. Paulo


UnB lança escola de formação para moradores de rua

A UnB (Universidade de Brasília) lança um novo programa de extensão, a Escola de Formação Permanente para o Protagonismo do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPSR).

O objetivo é orientar catadores e moradores de rua sobre seus direitos e fornecer apoio a outros movimentos sociais.

A iniciativa é da pesquisadora Rose Barboza, uma das coordenadoras do projeto, em parceria com a professora Maria Lúcia Leal, do SER (Departamento de Serviço Social).

O projeto busca fortalecer a luta da população que vive nas ruas pela democratização do acesso a seus direitos tanto nas esferas governamentais como na sociedade civil.

O processo de construção dos debates é baseado no Método Paulo Freire, no qual o objetivo é que a experiência das pessoas seja utilizada como forma de conteúdo nas aulas, oficinas e nos debates.

"Há também espaço para que elas possam discutir direito, políticas públicas como moradia, saúde e educação", explicou Rose.

Segundo a pesquisadora, a motivação do projeto em Brasília é justamente por ser um dos lugares no Brasil onde há maior desigualdade.

Atualmente, o projeto auxilia 20 pessoas do MNPSR e organiza encontros quinzenais no Campus Darcy Ribeiro e na FCE (Faculdade UnB Ceilândia)


Endereço da página: