Folha de S. Paulo


10 negócios sociais são avaliados por investidores

Selecionados entre 350 avaliados, 10 negócios sociais foram apresentados pela Artemisia a investidores interessados em start-ups com potencial de impacto nas classes C, D e E: Arte Despertar, Fábrica de Aplicativos, Hand Talk, Kidopi, Konkero, Ligado no Enem, +60 Saúde, Meritt Informação Educacional, TICeduca e Vivenda.

Uma das frentes de atuação da Artemisia, a Aceleradora de Impacto identifica empreendedores experientes e com forte potencial para gerar impacto social, seleciona os melhores em estágio inicial de crescimento e acelera-os por meio de um programa intensivo de seis meses.

Maure Pessanha, diretora-executiva, explica que o programa de aceleração é baseado em quatro pilares: formatação de um modelo de negócio (incluindo equipe, produtos); formação de empreendedores (incluindo capacitação e modelagem financeira); acesso a uma rede de mentores; e conexão com investidores, gestores e parceiros.

De acordo com Renato Kiyama, diretor de desenvolvimento institucional, os negócios sociais estão em franca expansão no Brasil, e a Artemisia "tem atuado fortemente para identificar e dar suporte aos mais promissores", sendo uma das responsáveis pelo crescimento deste formato no país.

"Buscamos constantemente negócios nas áreas de saúde, tecnologia assistiva, habitação, educação e serviços financeiros com potencial para transformar o Brasil", diz. "Nos últimos anos, 61 negócios foram acelerados entre mais de 650 analisados", afirma Kiyama.


Endereço da página: