Folha de S. Paulo


App com foco na melhoria das cidades ganha prêmio internacional

Ao perceber o quanto os cidadãos usam as mídias sociais para postar suas impressões, o publicitário Gustavo Maia, 29, teve a ideia de usar esse potencial de comunicação para movimentar uma rede social para tratar das questões urbanas.

Juntamente com outros desenvolvedores de Recife e São Paulo, ele criou o Colab, um aplicativo para celular que possibilita que as pessoas postem problemas das cidades e ainda interajam sobre essas questões.

O programa, que também está disponível pelo site www.colab.re, foi o vencedor do Prêmio AppMyCity, criado este ano pela New Cities Foundation para reconhecer aplicativos móveis que ajudam a tornar as cidades mais sustentáveis.

Divulgação
Gustavo Maia, Josemando Sobral, Paulo Pandolfi, Vitor Guedes e Bruno Aracaty, do Colab
Gustavo Maia, Josemando Sobral, Paulo Pandolfi, Vitor Guedes e Bruno Aracaty, do Colab

Ao todo, foram 98 inscrições de todos os países. Após competir na fase final com EUA e Israel, os desenvolvedores receberam um prêmio no valor de US$ 5.000 e o título de melhor aplicativo urbano do mundo.

"O prêmio nos ajudou a ter visibilidade e começamos a ser procurados pelo poder público", diz Maia.

A plataforma é formada por três pilares de interação: cidadãos que reportam questões urbanas cotidianas, elaboração e proposta de novos projetos e soluções, e avaliação de serviços públicos.

No primeiro caso, é possível usar fotos e descrever situações de denúncias sobre, por exemplo, buracos de ruas. Na segunda parte, a rede dá a possibilidade de o usuário propor ideias e promover debates sobre temas como ambiente e mobilidade, entre outros. Por fim, o cidadão pode avaliar serviços de áreas diversas como saúde, segurança e educação.

"Oferecemos a ferramenta ao cidadão e queremos, por meio do sistema, encaminhar isso diretamente para as prefeituras, para que o responsável em resolver aquele problema seja acionado e depois o retorno seja dado para o usuário via Colab", explica Maia.

Para Mathieu Lefevre, diretor-executivo da New Cities Foundation, a tecnologia é um meio para a resolução de problemas diversos, como tráfego, segurança e exclusão social. "Os jovens com as habilidades certas podem resolver os problemas urbanos melhor que muitos funcionários", diz. "Seus talentos só precisam ser incentivados."

Para o futuro, Lefevre aposta em duas tecnologias que ajudarão a melhorar a qualidade de vida nas cidades. "A impressora 3D e o grande volume de dados urbanos são duas áreas onde a inovação social irá crescer nas próximas décadas", afirma. "São as áreas que devemos ficar de olho."


Endereço da página:

Links no texto: