Folha de S. Paulo


Jovens viajam pelo Brasil para mapear negócios sociais

Quais são os exemplos de empreendedorismo social que estão dando certo no Brasil? Qual a metodologia usada por eles para crescer? Essas e outras perguntas fazem parte dos desafios do Projeto Brasil 27, uma ação iniciada por dois jovens engenheiros que irão percorrer o país durante cinco meses para mapear negócios sociais de todos os Estados com o objetivo de entender como essas iniciativas funcionam na prática.

O projeto, que é apoiado pelo Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), ligado à FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e à FIA (Fundação Instituto de Administração), nasceu a partir das conversas entre os amigos Fábio Serconeck, 27, formado em engenharia mecatrônica, e Pedro Henrique Vitoriano, 27, engenheiro de produção, durante a finalização das teses que cada um realizou sobre os temas "novos negócios" e "negócios sociais", respectivamente.

"Estávamos empolgados em criar nosso próprio negócio, mas percebemos que não há material teórico com metodologias para isso", conta Serconeck. "As histórias sempre giravam em torno da história pessoal do empreendedor e da motivação."

O principal da pesquisa será estudar o modelo de negócio de um empreendimento que seja referência em cada um dos 27 Estados e criar um material de consulta para ajudar a orientar quem quer iniciar na área ou já tem um negócio em andamento.

Para fazer esse trabalho, os dois elaboraram um projeto aberto, que conta com a participação coletiva de interessados em colaborar com a pesquisa. "Vamos escolher um líder em cada Estado para nos ajudar a escrever o relatório final e também para organizar um workshop de estudo de caso, que será aberto a participação de estudantes e empresários do meio", diz.

Como parte dos resultados, será lançado um livro, até fevereiro do ano que vem, e depois serão publicados artigos acadêmicos. "Queremos divulgar cada vez mais os negócios sociais, principalmente para mostrar aos estudantes que há outras opções. Ao mesmo tempo, apresentaremos um material que poderá servir de referência e motivação em todo Brasil."


Endereço da página:

Links no texto: