Folha de S. Paulo


"Vocês são muito bons, rezem por mim", disse o papa

"Durante as férias deste ano estive no Vaticano. Entre um museu e outro, entre tantos turistas que, no vai-e-vem, lotam a cidade, entre uma pasta e um vinho, encontrei pessoas, grupos e organizações que vinham agradecer e receber a bênção do papa.

Papa recebe a Turma do Bem, maior rede de dentistas voluntários do mundo
Leia trecho do pronunciamento do papa
Dentistas com melhor desempenho são premiados

Eu não sou devoto, nem nada. Até evito qualquer confusão do nosso trabalho com ação religiosa. Mas acredito na mobilização do homem. Poderíamos ir até o Dalai Lama, Omar Suleiman, Ayatollah Ali al-Sistani, Rabino Ovadia Yosef, Mahatma Gandhi

Fotografia Felici
O dentista Fábio Bibancos, fundador da ONG Turma do Bem, beija a mão do papa Francisco
O dentista Fábio Bibancos, fundador da ONG Turma do Bem, beija a mão do papa Francisco

O fato é que eu estava na sede da Igreja Católica. E fiz um pedido para uma audiência pública com o papa Bento 16, para reconhecimento do trabalho da nossa rede de dentistas voluntários.

Em dois meses, veio a resposta positiva para a audiência pública já com o papa Francisco. Com o apoio da Oral-B, consegui viabilizar a viagem para os 23 dentistas que mais se destacaram no ano passado, entre os 14 mil da organização.

E foi um reconhecimento ver o papa dizer sim, que receberia os dentistas num espaço tão privilegiado, bem próximo dele. E acredito que foi mais emocionante estar na praça São Pedro do que na sala São Paulo.

Aquela multidão gritando pelo papa Francisco é comovente. Mesmo que você não seja católico, bate uma energia de fé, de esperança.

No momento do 'beija-mão', meu coração batia muito, fiquei emocionado demais. Contei para ele em espanhol sobre o trabalho dos dentistas voluntários no Brasil, na América Latina e em Portugal, e ele me disse, num olhar profundo: 'Vocês são muito bons, rezem por mim'. Que lição de humildade!

Eu, que não sou uma pessoa crédula, tive uma experiência espiritual hoje [ontem]. Fez um bem enorme para o meu coração. Espero que as pessoas acreditem que podem, sim, fazer alguma coisa para mudar o mundo."

Depoimento a Patrícia Trudes da Veiga


Endereço da página:

Links no texto: