Folha de S. Paulo


36 parceiros oferecem capacitação e networking

Os prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro estão maiores do que nunca em 2013. São 36 parceiros (eram 29 no ano passado) oferecendo benefícios aos finalistas e/ou vencedores, como auditoria financeira assessoria de imprensa, mentoria em comunicação, vídeo e fotos jornalísticas; assessoria jurídica; bolsas de estudo, no Brasil e no exterior, para cursos, congressos e seminários; treinamento individualizado em gestão financeira, operacional e/ou estratégica e relatório técnico de avaliação, entre outros.

A filosofia dos concursos não é oferecer premiação em dinheiro, mas, sim, promover todo o suporte necessário em termos de capacitação, networking e visibilidade, para que os empreendedores socioambientais finalistas conquistem maiores e melhores indicadores em sustentabilidade, impacto social, influência em políticas públicas, abrangência e escalabilidade para seus projetos.

No time de 11 parceiros que estreiam em 2013, estão: Deloitte, como parceiro estratégico; Catraca Livre, como parceiro de comunicação do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro; FGV-Cenn, Fundação Dom Cabral e Instituto Humanitare, na parceria institucional, e Aiesec, Brasil Júnior, Conaje, Fundação Estudar, HUB e Ideia Sustentável, em divulgação.

Conheça os parceiros de 2013:

PARCERIA ESTRATÉGICA

DELOITTE

A Deloitte oferece soluções de consultoria e auditoria para empresas dos mais diversos setores. Com uma rede global de firmas-membro em mais de 150 países, reúne habilidades excepcionais e conhecimento dos mercados locais em que atua para ajudar seus clientes a alcançar o melhor desempenho.

No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte conta com cerca de 5.000 profissionais, com operações que cobrem todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Ribeirão Preto e Salvador.

No Prêmio Empreendedor Social, a Deloitte é parceira estratégica e oferece serviços de auditoria financeira à organização vencedora. A participação nessa iniciativa reflete sua preocupação em incentivar na sociedade o empreendedorismo e as práticas empresariais sustentáveis.

TAM

Uma das mais importantes e reconhecidas empresas da América Latina, a TAM é a companhia aérea oficial dos prêmios Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro 2013.

Neste ano, a comissão avaliadora visitará os candidatos de todo o país viajando pela companhia, que também trará os finalistas de outros Estados para a cerimônia de premiação em novembro, em São Paulo.

APOIO INSTITUCIONAL

ABCR
A Associação Brasileira de Captadores de Recursos tem como objetivo estabelecer uma ampla representação nacional, fortalecendo os laços entre os captadores de recursos e propiciando condições para o intercâmbio técnico, a troca de experiências e o desenvolvimento comum da profissão.

Oferece a todos os finalistas de 2013 acesso livre às oficinas no Flac (Festival Latino-Americano de Captação de Recursos), além de outros eventos e seminários em 2014.

Agora São Paulo

Lançado em 1999, o jornal "Agora", que integra o Grupo Folha, é o jornal de São Paulo mais vendido no seu segmento. Sua sintonia com o público é resultado de um projeto editorial que privilegia a cobertura independente e a prestação de serviços ao leitor. Os textos curtos, em linguagem direta, permitem uma leitura rápida e dinâmica.

O jornal apoia em reportagens dos prêmios e dos finalistas.

Artemisia Negócios Sociais

Organização pioneira em negócios sociais no Brasil, a Artemisia potencializa empreendedores e talentos para construírem as melhores start-ups (empresas em início de atividade), que servem a população de baixa renda.

O vencedor do Empreendedor Social de Futuro receberá uma bolsa de estudos integral para o programa Usina de Ideias 2014, formação que desenvolve e articula pessoas para construir ou fazer parte de negócios com impacto social, desde que ele atenda aos critérios de seleção. Outros dois finalistas terão 30% de desconto no programa.

Ashoka

A Ashoka Empreendedores Sociais é uma organização internacional sem fins lucrativos, pioneira no conceito e na prática do empreendedorismo social no mundo. Desde sua criação, em 1980, ela selecionou empreendedores sociais em mais de 60 países: no Brasil, mais de 250 empreendedores fazem parte da organização, inclusive vários finalistas do Prêmio Empreendedor Social.

Devido a esse alinhamento estratégico, o vencedor do Empreendedor Social é convidado a participar da seleção final para a rede da Ashoka.

Catraca Livre

"A cidade na sua mão" é a frase que sintetiza o Catraca Livre, projeto jornalístico criado para ajudar as cidades a serem mais educadas, acolhedoras e criativas, e que foi desenvolvido na incubadora de projetos sociais de Harvard.

O site seleciona diariamente as melhores oportunidades gratuitas ou a preço popular em cultura e serviços na região metropolitana de São Paulo. Também revela personagens, tendências e projetos que, em qualquer parte do mundo, inspirem soluções comunitárias inovadoras e inclusivas.

Como aposta na engenhosidade da comunidade, a seleção das notícias é complementada por milhares de pessoas cadastradas em sua rede. As informações são distribuídas por sua "Teia Comunicadora", que abrange todos os tipos de mídia.

Parceiro de comunicação do Empreendedor Social de Futuro, oferecerá ao vencedor dez horas de tutoria ("mentoring") em aceleração de comunicação com o jornalista Gilberto Dimenstein.

Diálogo Social

Fundada em 2006, a Diálogo Social desenvolve treinamentos sobre responsabilidade social e terceiro setor inspirada nas constantes solicitações dos leitores da revista "Filantropia", sua parceria oficial. A empresa realiza palestras, seminários e workshops em todas as regiões do Brasil.

Oferecerá os finalistas de 2013 vouchers no valor total de R$ 1.000, a serem utilizados em cursos no decorrer de 2014.

Endeavor

No Brasil desde 2000, a Endeavor foi criada nos EUA em 1997 e hoje atua em 11 países em prol da seleção, potencialização e multiplicação de empreendedores de alto impacto.
Oferecerá ao vencedor do Empreendedor Social inserção na etapa final de seleção de empreendedores a serem apoiados pelo programa "Visão de Sucesso".

FGV-Cenn

Criado em junho de 2004 com a missão de construir uma cultura empreendedora na Fundação Getulio Vargas, o FGVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios) reúne pessoas de formações diversas para estudar, gerar e propagar conhecimento multidisciplinar. O centro também visa a geração de conhecimento brasileiro sobre empreendedorismo por meio de eventos, competições, publicações, cursos e pesquisas.

A todas as finalistas mulheres em 2013, a FGV-Cenn oferecerá acesso direto ao Comitê de Seleção do programa 10.000 Women, parceria da instituição com o IE Business School.

HUB

O HUB é uma comunidade global para empreendedores, prestadores de serviços, intraempreendedores, organizações e empresas que reconheçam seu papel como transformadores sociais e promotores da mudança. Oferece programas, consultoria e espaços para que aqueles que têm ideias inovadoras possam realizar conexões, produzir, acessar e compartilhar conhecimento.

Ofececerá aos vencedores deste ano o HUB Membership, que dá acesso a programas formativos, espaços para reuniões e ambientes de trabalho compartilhado (dez horas por mês em São Paulo).

Fundação Dom Cabral

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há 36 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Circulam anualmente pelos seus programas abertos, fechados, de parcerias e de pós-graduação (especialização, MBA e mestrado) cerca de 35 mil executivos de empresas e organizações de pequeno, médio e grande porte do Brasil e de vários países.

No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.

Em 2012, a FDC foi classificada como a 8ª melhor escola de negócios do mundo, segundo o Ranking da Educação Executiva 2012 do jornal inglês "Financial Times", mantendo-se entre as dez melhores posições nos últimos três anos. Conquistou também, pelo terceiro ano consecutivo, a primeira colocação no ranking das melhores escolas de educação executiva da América Latina, realizado anualmente pela revista "AmericaEconomia".

Ofececerá ao vencedor do Empreendedor Social de Futuro uma bolsa de estudos para o "Projeto Dignidade - Negócios para a Redução das Desigualdades Sociais", curso de 176 horas de gestão para negócios socioambientais, com passagens e hospedagem subsidiadas.

Gife

O Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) reúne organizações de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, que investem em projetos com finalidade pública. Sua missão é aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum. Nascida em 1989, hoje a Rede Gife reúne 130 associados que, somados, investem por volta de R$ 2 bilhões por ano na área social.

Ofececerá aos vencedores do Empreendedor Social e Empreendedor Social de Futuro acesso livre ao Congresso Gife 2014.

Humanitare

A Humanitare Foundation é responsável por aproximar sociedade civil, organizações empresariais, academia e mídia com a ONU (Organização da Nações Unidas). Promove as ações e o calendário oficial da ONU, em coalizão com todos os setores da sociedade, motivando a reflexão em torno de questões como proteção ao ambiente, desenvolvimento sustentável e solidariedade internacional, entre outros temas de relevância, para se propagar a justiça e a ética entre os povos. O objetivo é a implantação de boas práticas, a formação de modelos multiplicadores e de lideranças globalmente responsáveis, de forma a impactar positivamente na governança e nas políticas públicas.

Entre as principais iniciativas que a Humanitare está promovendo no país em 2013 está o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O empreendedor socioambiental finalista com maior alinhamento a essa temática concorrerá na nova categoria, Menção Honrosa, e poderá receber capacitação, planejamento, treinamento e apoio na busca de recursos para potencializar seu projeto, incluindo uma visita à sede da ONU, na qual terá acesso a informações para apoio técnico

Merege & Moussallem

Consultoria para o terceiro setor, desenvolvimento e cidadania criada pelos professores Luiz Carlos Merege e Márcia Moussallem. Atua nas áreas de gestão para organizações do terceiro setor e responsabilidade social, por meio de serviços de consultoria, cursos, palestras e pesquisa.

Oferecerá a dois finalistas e a dois vencedores aconselhamento institucional de quatro horas em 2014.

Instituto Gesc

O Instituto Gesc trabalha pelo fortalecimento da sociedade civil. Desde 1997, tem um programa de aperfeiçoamento em gestão para organizações sociais com o objetivo de gerar maior profissionalismo, organização e eficiência para instituições do terceiro setor, com aulas ministradas por executivos e empresários da Associação dos Alunos e Ex-Alunos da FIA (Fundação Instituto de Administração).

Oferecerá esse curso, que tem duração de quatro meses, com teoria e prática, a quatro finalistas em 2014.

IPÊ

Transferir conhecimentos adquiridos em suas pesquisas é um dos objetivos do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), fundado por Claudio e Suzana Padua, vendedores do Prêmio Empreendedor Social 2009. Para isso a ONG mantém o Escas (Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade).

Oferecerá a três finalistas cursos de curta duração (24 horas) em 2014.

Na Lata

A Na Lata é uma agência de produção de conteúdo visual que atua em diversas áreas da comunicação corporativa e estratégica. Parceira do Empreendedor Social desde 2007, a Na Lata define e unifica linguagem visual para empresas e veículos de comunicação através de narrativas fotográficas e videográficas, utilizando os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento humano e social como pilar principal de sua atuação.

Preocupada com o cotidiano e com as relações que dele se desdobram, a agência acredita que a fotografia seja o meio para traduzir o direcionamento tanto de uma marca quanto das pessoas e das histórias que constroem o imaginário contemporâneo.

Oferecerá vídeo e fotos jornalísticas a todos os finalistas para livre uso para divulgação.

NESsT

Desde 1997, a NESsT desenvolve negócios sociais sustentáveis em países emergentes, dentre eles o Brasil. Nesses 15 anos de atuação, já foram capacitados 3.800 organizações de 48 países em desenvolvimento empresarial social e criadas 12 mil oportunidades econômicas, melhorando a vida de mais de 280 mil pessoas em risco social.

Oferecerá ao vencedor do Empreendedor Social inserção na etapa final de seleção de empreendedores socioambientais do Portfólio de Planejamento da NESsT Brasil, recebendo capacitação técnica e gerencial no desenvolvimento de um plano de negócios.

ONG Brasil

ONG Brasil é um evento sem fins lucrativos, constituído por feira e congresso, neste ano agendada para de 28 a 30 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Consolidado no setor como o maior encontro intersetorial de responsabilidade social da América Latina, em sua quinta edição a ONG Brasil reúne em um único local formadores de opinião da iniciativa privada, da sociedade civil e do poder público. Seu objetivo é fomentar e catalisar oportunidades na área socioambiental e mobilizar diferentes públicos em prol de uma causa comum: o desenvolvimento social do Brasil.

Os finalistas de 2013 serão convidados a participar da feira no estande do Empreendedor Social;

ponteAponte

A ponteAponte Empreendedorismo Socioambiental é uma empresa social que desenvolve e realiza projetos nas áreas de comunicação, educação, eventos, gestão, marketing e treinamentos e tem como foco ampliar o impacto socioambiental de seus parceiros estratégicos fazendo a ponte entre o governo, a iniciativa privada e a sociedade civil.

Atua na gestão e na execução dos prêmios. Oferecerá a todos os finalistas um parecer com recomendações nas áreas de gestão, desenvolvimento de pessoas e comunicação.

sitawi

A sitawi Finanças do Bem é um fundo social que amplia o impacto de organizações e empresas comprometidas com causas sociais e ambientais por meio de empréstimos e consultoria, introduzindo uma nova forma de financiamento social no Brasil.

Ofecererá aos finalistas de 2013 um treinamento personalizado ("coaching") de três horas gestão financeira, operacional e/ou estratégica, presencial ou a distância.

Szazi Bechara Storto Advogados

Especializado em terceiro setor, o escritório tornou-se referência no assunto de inclusão, oferecendo assessoria jurídica para planejamento, estruturação, gestão e acompanhamento de políticas e projetos voltados para temas de desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social para ONGs, empresas e poder público, nacionais e internacionais.

Disponibilizará 68 horas de trabalho, compartilhadas entre os vencedores e os finalistas, para consultoria jurídica, além de um curso de capacitação com a temática "Direito e Legislação Aplicada ao Terceiro Setor".

UOL

O UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet, com mais de 6,7 bilhões de páginas vistas todo mês, segundo a Omniture. Sua homepage recebe mais de 50 milhões de visitantes únicos por mês.

Pioneiro na internet brasileira, oferece o mais extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, com mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Possui a mais completa plataforma de produtos e serviços da internet, nas áreas de publicidade, mobile, meio de pagamento eletrônico (PagSeguro), comércio eletrônico (Shopping UOL, TodaOferta), hospedagem e segurança (UOL Host e UOL Diveo).

Apoia o Empreendedor Social desde em 2005 e neste ano transmitirá ao vivo o evento de premiação, dia 21 de novembro, a partir das 20h, no Masp.

DIVULGAÇÃO

Aiesec

Reconhecida pela Unesco como a maior organização de jovens universitários do mundo, a Aiesec está presente em 113 países e territórios e tem mais de 86 mil membros. Forma uma rede global que, por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, explora e desenvolve o potencial de liderança de seus jovens. Apolítica, independente, sem fins lucrativos e totalmente gerida por jovens estudantes e recém-formados, seu trabalho se dá através de uma plataforma internacional oferecida aos seus membros, que permite que os mesmos criem sua própria experiência com as oportunidades disponíveis a fim de se tornarem agentes positivos de mudança.

Avina

A Avina busca identificar oportunidades para uma mudança sistemática na América Latina, promovendo ações conjuntas com investimento direto de recursos e serviços para um futuro mais sustentável. Para isso, atua como articulador, coinvestidor e/ou facilitador, utilizando seus recursos, sua presença local e suas relações com milhares de aliados para incubar e escalar estratégias comuns de mudança.

Brasil Júnior

A Brasil Junior é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Fundada em 2003, há dez anos ela representa e regulamenta o Movimento Empresa Júnior em todo o país e fomenta o seu desenvolvimento. Seu trabalho é contribuir com a formação de empresários mais capacitados, colaborando com a criação de um Brasil mais empreendedor. Hoje posiciona-se como o maior movimento de empreendedorismo universitário do país, sendo formada por 14 federações, representando 13 Estados e o Distrito Federal, englobando com isso 212 empresas juniores e mais de 7.000 empresários.

Ceats

O Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), ligado à FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e à FIA (Fundação Instituto de Administração), atua nas áreas de alianças intersetoriais, avaliação de projetos sociais, desenvolvimento sustentável, direitos da criança e do adolescente, empreendedorismo social, gestão em terceiro setor e responsabilidade social.

Conaje

Com núcleos em mais de 20 Estados do Brasil, a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) é uma entidade apartidária e sem fins lucrativos, que atua no fomento ao empreendedorismo, fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas --principalmente geridas por jovens--, articulação e divulgação de práticas capazes de fortalecer a disseminação de novos e sólidos negócios no país e estabelecimento de políticas públicas e práticas institucionais que incluam os micros e pequenos empreendedores nas primeiras categorias de estratégias de desenvolvimento do país. Por meio da parceria com os núcleos estaduais, desenvolve ações que se baseiam nos pilares da entidade: capacitação, relacionamento e representatividade. Mais de 36 mil jovens empresários e empreendedores do país relacionam-se direta e indiretamente com a instituição, com grupos estaduais e municipais ligados à entidade.

Envolverde

A Envolverde é uma revista digital que trata de forma transversal os temas de sustentabilidade, cidadania, ambiente e educação, com mais de 200 mil assinantes. Foi vencedora do 6º Prêmio Ethos de Jornalismo, na categoria Mídia Digital.

FGV-Ces

Criado em 2003, o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) atua na formulação e acompanhamento de políticas públicas, na construção de instrumentos de auto-regulação e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas de gestão empresarial para a sustentabilidade, no âmbito local, regional, nacional e internacional. Essa atuação acontece por meio de atividades: de educação formal e informal; de pesquisa aplicada e publicações; de promoção do debate, mobilização e sensibilização da sociedade para o tema; de comunicação; e de intercâmbio de experiências e informações, que disseminem conceitos e práticas de sustentabilidade em todas as suas dimensões.

Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma organização que congrega uma comunidade de jovens transformadores. Nos seus 20 anos de existência, formou mais de 550 bolsistas de graduação e pós-graduação, que hoje atuam em setores chave da economia brasileira. Atualmente, a organização está dividida em três áreas: acesso à estudo (orientação, oportunidades e financiamento); desenvolvimento humano (competências) e acesso à mercado (interface com oportunidades profissionais). Com isso, busca criar oportunidades para gente boa agir grande e transformar o Brasil.

Ideia Sustentável

Com 20 anos de experiência no tema, Ideia Sustentável é uma consultoria especializada em estratégia e inteligência em sustentabilidade que atua com um modelo híbrido -think tank (organização dedicada a produzir e difundir conhecimentos e estratégias sobre assuntos vitais) e consultoria-, produzindo e gerindo conhecimento para empresas, em quatro linhas: consultoria, educação, conteúdos e comunicação. Parte de todo esse conhecimento torna-se matéria-prima da revista "Ideia Sustentável", publicação trimestral da consultoria. Além disso, a empresa é também idealizadora da Plataforma Liderança Sustentável, movimento integrado por 20 presidentes de empresas-modelo na gestão da sustentabilidade, lançado em 2011, a partir do livro "Conversas com Líderes Sustentáveis", do consultor Ricardo Voltolini, diretor e fundador da Ideia Sustentável.

Instituto Filantropia
A revista "Filantropia" é dirigida a pessoas que atuam no terceiro setor e a empresários e executivos de empresas que adotam políticas e práticas de responsabilidade social. São informações sobre administração, operação e viabilidade de projetos sociais.

Neurônio
Empresa especializada no desenvolvimento e implementação de concursos, premiações e capacitações nas áreas de empreendedorismo e responsabilidade social, além de programas de voluntariado. Oferece ainda assessoria e apoio para a realização de eventos mais sustentáveis.

P&B Comunicação

Parceira desde 2010, a P&B cria, produz e gerencia projetos editoriais e de comunicação estratégica, apoiada na sua experiência em terceiro setor, desenvolvimento humano e sustentabilidade.

No prêmio, é responsável por divulgar na mídia de todo o país não somente o concurso, mas também os empreendedores sociais selecionados, aumentando a visibilidade de suas organizações e suas trajetórias de sucesso.


Endereço da página:

Links no texto: