Folha de S. Paulo


Viva discute o brincar na mediação de conflitos

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Associação Viva e Deixe Viver realiza o seminário "Mediação de Conflitos Através do Brincar", com o objetivo de discutir sobre os direitos infantis e incentivar a prática de brincadeiras e contação de histórias para resolver conflitos.

O desembargador Antonio Carlos Malheiros, coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, abre a programação do evento, com o tema "O Lúdico Criativo e o Bem Estar de Crianças e Adolescentes".

Na sequência, a pediatra e psicanalista Marisol Sendin fala sobre a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento infantil, ressaltando que, por meio de brincadeiras e histórias, a criança entra em contato com suas emoções e suas sensações e faz descobertas.

Fechando a programação, o presidente do Viva e Deixe Viver, o publicitário Valdir Cimino, integrante da Rede Folha de Empreendedores Sociambientais, trará como proposta de interação o Jogo "Eu Conto", que auxilia na prática de contar histórias e permite criar vínculo entre o contador e seu público, na palestra "Vivendo Valores da Saúde e da Educação". Ele explica que a atividade abre espaço para compartilhar emoções e estimular a imaginação, além de "ajudar a desenvolver o gosto pela leitura e dar vasão à criatividade dos participantes".

O seminário acontece das 9 às 14h, na sede do Viva e Deixe Viver, em Santa Cecília.

O valor da inscrição (R$ 150) será revertido em melhorias para a ONG e na compra de material para dar continuidade ao trabalho de contação de histórias desenvolvido dentro de hospitais e instituições de ensino.

Mais informações no site.


Endereço da página:

Links no texto: