Folha de S. Paulo


CIES reduz espera para consultas médicas, revela pesquisa

As duas principais queixas dos brasileiros sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde) foram resolvidas com a implantação do Projeto Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde) em duas cidades do país.

A Carreta da Saúde, dirigida pelo médico Roberto Kikawa, vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2010 e membro da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, levou medicina humanizada e rapidez no atendimento para pacientes de São José dos Campos (SP) e São Francisco do Sul (SC).

As conclusões são da Planète d'Entrepreneurs, ONG que realiza avaliações de projetos sociais na França e em países em desenvolvimento e que é apoiada pela Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris .

A pesquisa, feita em janeiro e fevereiro deste ano, ouviu 367 pessoas e constatou que, depois de cerca de um ano da presença do Cies, a lista de espera diminuiu de 70 mil para 37 mil, na cidade paulista, e foi reduzida a zero, na cidade catarinense.

Para as autoridades das organizações públicas com quem o projeto fez parceria, um dos principais benefícios é a realização de consultas mais humanizadas, já que a falta de tempo dos profissionais para dar atenção aos pacientes é apontada como uma das principais reclamações do SUS.

"O engajamento da equipe foi um dos pontos que mais me deixou contente", diz Kikawa. "Sabemos o quanto é difícil, nos projetos sociais, que a mensagem do fundador seja colocada em prática pelos colaboradores."

O levantamento também mostrou que 58% dos pacientes pensam que o projeto faz parte da ação do governo, e 86% não conhecem o trabalho do Cies. "Apesar de parecer um ponto fraco em relação ao nosso marketing, mostra que a parceria do terceiro setor com o poder público é viável e resulta em trabalhos sérios", afirma. "É importante saber que, se fosse uma ação do governo, já contaria com a aprovação da população."

Desde 2009, o Cies atendeu cerca de 100 mil pessoas.


Endereço da página:

Links no texto: