Folha de S. Paulo


Com voto facultativo como tema de redação, Unesp encerra segunda fase

Reprodução
Fachada da Unesp, em Franca
Fachada do campus da Unesp em Franca, no interior de SP

Os candidatos a uma vaga na Unesp (Universidade Estadual Paulista) enfrentaram o segundo dia de prova da fase final do vestibular nesta segunda-feira (18) e, além das 12 questões de linguagens –área que engloba português e inglês–, se depararam com um tema de redação político: a obrigatoriedade do voto.

Confira a correção do Curso Objetivo
Confira a correção do Curso Etapa

Os professores de cursinhos ouvidos pela Folha foram unânimes em ressaltar o caráter tradicional da prova de admissão para a universidade paulista –assim como no domingo (17), data das provas de ciências da natureza e ciências humanas, "sem surpresas" foi a expressão que deu o tom dos comentários.

A prova de inglês foi considerada fácil e a de português apresentou questões com conteúdo que já tinha sido antecipado durante a preparação para o vestibular.

Da mesma forma, o tema da redação não foi considerado inesperado. "A Vunesp [banca organizadora do exame] também fez o vestibular da Unifesp [Universidade Federal de São Paulo] no ano passado e o tema foi voto nulo. Só surpreendeu um pouquinho porque não é ano de eleições", diz Viviani Xanthiakos, professora de português e redação do Curso e Colégio Objetivo.

Saray Azenha, diretora pedagógica da Oficina do Estudante, não considera a distância do pleito um fator surpresa para o aluno preparado. Segundo ela, as eleições nunca foram tão debatidas como nos tempos atuais. "O aluno que tenha conseguido reter a realidade política brasileira conseguiu fazer bem a redação", afirma.

Mesmo com a política na boca do povo, o tema por si não é capaz de gerar controvérsias. Essa é a opinião de Marcelo Dias, coordenador do Curso Etapa. "Basta o aluno se basear nos textos apresentados e no seu repertório, não tem polêmica alguma".

A abstenção desta segunda-feira foi superior à registrada no primeiro dia da segunda fase: 10,5%, ante os 9,4% registrados neste domingo (17).

A Vunesp divulgará a lista de aprovados no vestibular no dia 2 de fevereiro de 2018. São 7.365 vagas no total: 3.667 pelo Sistema Universal e 3.968 pelo Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública.


Endereço da página:

Links no texto: