Folha de S. Paulo


Unicamp divulga lista de aprovados para a 2ª fase do vestibular 2018

Ricardo Matsukawa - 23.nov.14/UOL
SAO PAULO - SP - BRASIL - 23/11/2014? VESTIBULAR UNICAMP. Candidatos realizam a prova da primeira fase do vestibular da Unicamp na unidade da Unip na rua Vergueiro, em São Paulo, capital. (Foto: Ricardo Matsukawa/UOL).******EMBARGADO PARA USO EM INTERNET******* ATENCAO: PROIBIDO PUBLICAR SEM AUTORIZACAO DO UOL ORG XMIT: AGEN1411231711208826
Candidatos realizam a prova da primeira fase do vestibular da Unicamp em São Paulo, capital

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou na manhã desta quinta (7) a relação de aprovados para a 2ª fase do vestibular 2018. A instituição também liberou a consulta aos locais de prova da 2ª fase, que será realizada nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2018.

No total, 15.461 candidatos foram convocados para a segunda fase. Mais de 76 mil realizaram a primeira etapa da seleção, aplicada no dia 19 de novembro.

Os candidatos disputam 3.340 vagas em 70 cursos de graduação oferecidos pela Unicamp. A maior nota de corte foi para o curso de medicina, com 720,7 pontos. A relação completa de candidatos por vaga e de notas mínimas para convocação para a segunda fase podem ser consultadas neste link.

As notas individuais de todos os candidatos que fizeram a primeira fase estarão disponíveis para consulta a partir do dia 21 de dezembro.

SEGUNDA FASE

A segunda fase será realizada em três dias consecutivos, de 14 a 16 de janeiro de 2018. O resultado será divulgado no dia 8 de fevereiro e os aprovados deverão fazer matrícula online no dia 9.

No primeiro dia de provas, os candidatos farão as provas de redação, língua portuguesa e literatura. No segundo, será a vez das provas de geografia, história e matemática. No terceiro e último dia do exame, serão aplicadas as provas de biologia, química e física. Com exceção da redação, cada uma das provas será composta por 6 questões dissertativas.

Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança deverão fazer ainda as provas de habilidades específicas entre os dias 23 e 26 de janeiro.

A Unicamp vai aplicar as provas da segunda fase em Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

PROVA 'POP'

Para professores ouvidos pelo UOL, a primeira fase da Unicamp foi classificada como mais "pop", interdisciplinar e exigente do que nos anos anteriores.

"A Unicamp misturou disciplinas e trouxe temas atuais, ficou mais 'pop'. Mas isso não quer dizer que a prova tenha sido mais fácil. Pelo contrário, era necessário ter conhecimentos sólidos", resume Vera Lúcia Antunes, coordenadora do Curso e Colégio Objetivo.

"Foi uma prova exigente, que mostra que tipo de aluno a Unicamp quer: antenado, com boa bagagem cultural, que sabe analisar e comparar informações", opinou o coordenador do curso Anglo, Daniel Perry.

O coordenador do curso Oficina do Estudante, de Campinas, destacou uma questão em que o aluno precisava aliar conhecimentos de química e de história para chegar à resposta correta.

"Era preciso mobilizar conteúdos de áreas diferentes, o que torna essa uma das melhores provas dos últimos anos da Unicamp", avaliou.


Endereço da página: