Folha de S. Paulo


Alunos enfrentam prova trabalhosa na primeira fase da Fuvest

Luiz Claudio Barbosa/Código19/Folhapress
Candidatos fazem 1º fase da Fuvest no prédio da FEA (Faculdade de Economia Administração e Contabilidade)
Candidatos no prédio da FEA (Faculdade de Economia Administração e Contabilidade)

Os candidatos que fizeram a primeira fase da Fuvest neste domingo (26) enfrentaram uma prova trabalhosa, com cálculos exigentes e textos muito longos. Essa foi a percepção de participantes do vestibular, que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo).

Temas de atualidades esperados por alguns candidatos, como os 100 anos da Revolução Russa, ficaram de fora. Mas houve questões que trataram do posicionamento do governo Donald Trump com relação aos compromissos com o ambiente e também sobre a constante mudança de ferramentas de internet. Ainda abordou, em física, os 30 anos do maior acidente nuclear do Brasil, o do césio-137, em Goiânia.

A prova trouxe uma questão que tratou da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a partir do excerto de um livro do filósofo italiano Norberto Bobbio. O tema esteve no centro de uma polêmica no Enem deste ano, depois que o Judiciário derrubou a exigência de se respeitar os direitos humanos para que os candidatos não tivessem a redação zerada.

A vestibulanda Julia Miranda, 18, disse que a maior dificuldade foi a quantidade de textos para ler. "Muitas vezes o texto não era essencial para a resposta. Até as questões de exatas tinham textos grandes", disse ela, que busca de uma vaga em medicina.

"Em história, tinha textos grandes para uma questão só. Em português também havia textos longos, mas eram para duas ou três questões. Isso cansa muito", disse a vestibulanda Julia Garnica, 18, que busca uma vaga em direito. Ela fez a prova no prédio da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP, na Cidade Universitária, zona oeste da capital.

Segundo candidatos, praticamente todos os nove livros da lista de obras de leitura obrigatória caíram na prova. Mas a parte de exatas representou dificuldades, como já é tradição na Fuvest. "Matemática foi mais difícil que eu esperava", disse Felipe Germanos, 17, que está no 2º ano do ensino médio e realizou a prova como treino.

Também no 2º ano do ensino médio, Enrico Zanatta, 16, achou que os cálculos exigiram mais do que o restante da prova, que ele considerou de dificuldade média. "Matemática estava realmente muito difícil, principalmente para quem é da área de humanas", diz.

Para professores ouvidos pela Folha, a Fuvest exigiu disposição e domínio de conteúdo.

FALTOSOS

A Fuvest registrou 9,1% de abstenção –de um total de 137.581 inscritos. É o menor índice desde o vestibular de 2011.

A prova começou às 13 horas, com duração máxima de cinco horas. Os candidatos só puderam deixar os locais de prova a partir das 16h.

Nesta primeira fase, os participantes tiveram que responder a 90 questões de múltipla escolha de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química.

O resultado da primeira fase será divulgado no dia 18 de dezembro no site da Fuvest. As provas da segunda fase serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2018.

Os candidatos concorrem a 8.402 vagas em 182 cursos de graduação da USP. Outras 2.745 vagas da universidade serão preenchidas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que usa a nota do Enem.


Endereço da página:

Links no texto: