Folha de S. Paulo


Juiz proíbe casa de shows de SP de fazer 'barulho' durante o Enem

Tom Vieira Freitas/Fotoarena/Folhapress
O vocalista Falcão canta sucessos de
O vocalista Falcão canta sucessos de "O Rappa" no espaço das Américas

A Justiça proibiu uma casa de shows de São Paulo de promover qualquer atividade que provoque "barulho" ou "algazarra" durante a realização da segunda etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (12), em São Paulo.

O Espaço das Américas, localizado na Barra Funda (zona oeste), não poderá emitir som alto das 13h às 18h, horário em que as provas de exatas serão aplicadas. A multa no caso de a determinação ser descumprida é de R$ 150 mil.

A reportagem da Folha procurou o Espaço das Américas por telefone e por e-mail e até esta publicação a empresa não havia se manifestado.

O espaço de eventos entrou no alvo da Justiça após uma série de reclamações de candidatos que se sentiram prejudicados pelo som alto advindo do lugar, que promoveu um show de rock no mesmo horário da primeira bateria de provas do exame, no domingo passado (5).

Os estudantes estavam no prédio da Uninove, um dos principais locais de prova da capital paulista, e que é vizinho à casa de shows. Relatos nas redes sociais mostram que o barulho era tão forte que fazia as janelas tremerem.

A estudante Bruany Bianchi ingressou na Justiça com um pedido de suspensão das atividades do Espaço das Américas. No pedido, anexou uma petição on-line que angariou mais de 9.000 assinaturas de apoio.

O juiz Antônio Carlos de Figueiredo Negreiros, da 7ª Vara Cíviel de São Paulo, deferiu a liminar nesta sexta-feira (10). No despacho, o magistrado salientou que a casa de eventos expôs os candidatos ao barulho "embora estivesse o evento previsto para se iniciar em horário posterior ao término do exame."

Na decisão, o juíz determinou que a movimentação de pessoas no Espaço das Américas neste domingo só ocorra a partir das 18h, após o término do Enem. Desta vez, quem subirá ao palco do lugar será Bell Marques, ex-vocalista da banda de Axé Chiclete com Banana. A apresentação está marcada para começar às 19h.

Carlos Negreiros também determinou que a PM faça rondas pelos arredores da casa de shows para controlar a circulação de pessoas e quaisquer outros transtornos. "Tranquilidade e sossego devem ser proporcionados aos milhares de alunos que realizam no prédio vizinho tão importante exame visando uma formação acadêmica", escreveu o magistrado.

Nas redes sociais, a estudante Bruany Bianchi comemorou a decisão obtida na Justiça e disse que vai mais além. "Agora estamos iniciando o processo para que todos os alunos que estavam no prédio da Uninove na primeira fase da prova do Enem possam fazer um novo exame."

EXATAS

Os inscritos no Enem fazem neste domingo o segundo e último dia de prova do exame. Encaram, agora, as duas partes objetivas mais difíceis, após superada a redação.

O exame trará as provas de ciências da natureza e matemática, com 45 questões cada. Nas três últimas edições do Enem, foram essas as provas com menores médias gerais, o que indica a dificuldade dos alunos com esses conceitos.

Em 2016, ciências da natureza (que inclui questões de biologia, química e física) teve nota média 11% mais baixa que a de ciências humanas, bloco em que os estudantes alcançam as melhores notas. A primeira teve média de 477, contra 533 em humanas.

Os portões abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham às 13h. O teste começará só a partir das 13h30. Os candidatos terão 4h30 para resolver o exame.


Endereço da página:

Links no texto: