Folha de S. Paulo


Enem tem 30,2% de ausentes e queda brusca de candidatos eliminados

O primeiro dia de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terminou com 273 eliminados das provas e 30,2% de ausências de candidatos, informou o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, na noite deste domingo (5).

Há uma queda brusca no número de eliminados entre 2016 e 2017. No ano passado, foram 3.942 os participantes que foram desclassificados das provas no primeiro dia.

Já o número de abstenções se manteve estável: em 2016, foram 2,2 milhões, ou 29,2%, contra 2 milhões de 2017. O Estado com maior número proporcional de ausentes foi o Amazonas, que registrou 39,3% de faltantes. O menor foi o Piauí, com 25% de ausências.

Além das eliminações, foram registradas duas ocorrências de candidatos que saíram das provas com o cartão de perguntas antes do horário permitido —meia hora antes do horário final do exame.

Destes, um dos candidatos já foi identificado, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE). Já em Brasília a Polícia Militar foi acionada porque um candidato portava um cigarro de maconha. O objeto foi apreendido e o estudante pôde realizar a prova.

Na tarde de domingo, o presidente Michel Temer acompanhou o monitoramento do Enem na sede do Inep em Brasília, antes de reunir-se com ministros no Palácio do Jaburu.

REDAÇÃO

Em entrevista coletiva, o ministro reafirmou que o MEC e o Inep não recorrerão da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que confirmou a anulação de regra do edital do exame que permitia a anulação de redação que desrespeitasse os direitos humanos.

"O primeiro ponto é respeitar a decisão judicial e assegurar tranquilidade aos jovens e todos que estão se submetendo ao Enem 2017", afirmou Mendonça Filho, que disse que a decisão de não recorrer da sentença foi tomada para evitar instabilidade jurídica.

Ele também confirmou, porém, que mesmo não podendo zerar a redação, os estudantes ainda podem zerar um dos critérios de correção ao desrespeitar os direitos humanos na decisão, o que pode fazer a nota cair 20%.

Sobre as diretrizes para o Enem 2018 com relação à questão, o ministro afirmou que elas devem ser discutidas "no devido tempo" entre o Inep e a AGU (Advocacia-Geral da União).

A segunda parte da prova do Enem será realizada no próximo domingo (12), quando serão cobrados conhecimentos de matemática e ciências da natureza (como física, química e biologia).


Endereço da página:

Links no texto: