Folha de S. Paulo


Neuromarketing e 'neurocursos' exigem alguma afinidade com ciências

A grade curricular dos cursos de pós com base em neurociência pode assustar, mas a ideia é que o conteúdo seja assimilado por profissionais de qualquer área.

Entre os principais interessados estão administradores de empresas, com formações variadas, em busca de novidades em gestão de pessoas, segundo o coordenador do pós-MBA em neurobusiness da FGV (Fundação Getulio Vargas) Robson Gonçalves.

"Oferecemos uma iniciação ao tema, com foco prático, que pode ser aprofundado mais adiante em um programa de mestrado ou doutorado", afirma Gonçalves.

Mesmo assim, quem não traz nenhum conhecimento prévio de neurociência deve se esforçar para acompanhar as aulas, se possível com reforço fora do horário, segundo Paulo Lemos, diretor da FGV Management, que coordena os cursos de pós-graduação da instituição.

"Quem busca uma pós em neurociência aplicada e não entende nada do tema pode, depois de efetuar a matrícula, avaliar o conteúdo programático e já começar a ler sobre o assunto antes mesmo do início das aulas", afirma.

Do contrário, Lemos é taxativo: não perca tempo nem dinheiro com a pós.

Pos graduação

PSICOLOGIA

O psiquiatra norte-americano Srini Pillay, professor na Universidade Harvard, ministra cursos de neurociência aplicada aos negócios.

"Monto as aulas para que todos possam acompanhá-las, mas noto que aqueles que já têm um conhecimento de psicologia, neurociência ou mesmo coaching aproveitam melhor o curso", afirma.

A relações públicas Camila Guasco, 25, cursa uma pós em neurociência e psicologia aplicada no Mackenzie e teve que estudar mais para entender bem as aulas.

"Vi que havia muito que não sabia, por não ter vindo da área, mas corri atrás para aprender e hoje acompanho bem a pós-graduação."

O coordenador do curso, Paulo Boggio, afirma que é comum os alunos apresentarem dificuldade nos primeiros módulos, ministrados por pesquisadores, mas isso não impede o andamento da pós.

"Entender a parte biológica antes de tudo é fundamental para conseguir colocar em prática os conhecimentos do curso", afirma Boggio.

Já a administradora Sabrina Medeiros, 36, aluna da pós em neuromarketing da Inova Business School, diz que descartou fazer outros cursos com forte carga de disciplinas científicas. "Não via aplicação direta desse conhecimento no meu dia a dia", diz.

Luís Rasquilha, CEO da Inova Business School, diz que é positivo reunir alunos com formações diversas. "A heterogeneidade enriquece as discussões pois permite analisar um problema por vários ângulos."

*

Adriano Vizoni/Folhapress
SAO PAULO - SP - BRASIL, 14-01-2017, 16h20: ESPECIAL POS GRADUACAO. Tiago Eugenio, personagem para o caderno
Tiago Eugênio, 30, professor, fez pós em psicobiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Conteúdo abriu caminho para estratégias de ensino

Estudar o campo da neurociência ajudou o biólogo Tiago Eugênio, 30, professor do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, a compreender melhor seus alunos.

"É preciso conhecer o cérebro dos indivíduos para pensar em novas estratégias pedagógicas para as aulas", diz ele, pós-graduado em psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008.
O mestrado incluiu aulas teóricas e a leitura de artigos com experiências de sucesso realizadas em escolas.

Para ele, a principal lição do curso foi sobre a importância da transmissão de conteúdos por atividades práticas e atrativas- jogos, por exemplo.

*

ONDE ESTUDAR

MASTER EM CIÊNCIAS DO CONSUMO APLICADAS

MODALIDADE
especialização
ONDE
ESPM, unidade Joaquim Távora
DURAÇÃO
3 semestres
QUANTO
R$ 41.123,98, à vista

PSICOBIOLOGIA

MODALIDADE
mestrado e doutorado
ONDE
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DURAÇÃO
2 anos (mestrado), 4 anos (doutorado)
QUANTO
gratuito


Endereço da página:

Links no texto: