Folha de S. Paulo


PM apreende três adolescentes em desocupação de escola no centro de SP

Policiais militares apreenderam três estudantes secundaristas, com idades entre 15 e 16 anos, que desocupavam a escola estadual João Kopke, no bairro Campos Elíseos, no centro de São Paulo, por volta das 21h desta quarta-feira (16).

Ao menos cem estudantes tinham ocupado a escola localizada na rua Cleveland, por volta das 12h30. Eles protestam contra a reforma do ensino médio e a proposta de emenda à Constituição que cria um teto para o crescimento dos gastos federais.

Por volta das 20h30, policiais militares, acompanhados da Tropa de Choque, chegaram à escola e deram meia hora para os estudantes desocuparem o prédio. À noite, o número de secundaristas na escola tinha reduzido para ao menos 30, pois o restante tinha ido para casa avisar os pais para retornar à ocupação.

Segundo os manifestantes, os PMs bloquearam a rua, fizeram um cerco ao colégio e disseram ao grupo: "a ordem é de cima, é tirar à força".

Após a ocupação, a diretora do colégio tinha feito uma boletim de ocorrência na delegacia e a Secretaria de Educação acionou a SSP (Secretaria de Segurança Pública), de acordo com informações de um dos advogados do grupo.

Os manifestantes disseram que desocuparam a escola dentro do horário estipulado pela PM, mas os três primeiros estudantes que deixavam o local foram apreendidos.

Uma testemunha disse à Folha que policiais militares cercaram os três secundaristas, xingaram e fizeram tortura psicológica. Um deles, assustado, chegou a chorar. Procurada pela reportagem, a PM não respondeu até a publicação da reportagem.

Os estudantes foram levados ao 2º DP (Bom Retiro). Eles deixaram o local acompanhados dos pais, por volta das 2h desta quinta-feira (17).

A defesa dos estudantes falou que a diretora fez uma vistoria da escola, acompanhada dos policiais, e constatou que nada tinha sido danificado.

No último dia 25, a PM encerrou uma outra ocupação de estudantes na escola estadual Professor Silvio Xavier Antunes, no Piqueri (zona norte). Na ocasião, 22 pessoas foram levadas à delegacia –oito maiores de idade e 14 menores.


Endereço da página:

Links no texto: