Folha de S. Paulo


Para ter mais energia, trigêmeos vão comer macarronada antes do Enem

Adriano Vizoni/Folhapress
Os trigêmeos Rafael, Lucas e Felipe, que vão prestar o Enem pela primeira vez para valer
Os trigêmeos Rafael, Lucas e Felipe, que vão prestar o Enem pela primeira vez para valer

Especialistas costumam afirmar que o candidato deve se alimentar bem para conseguir um bom desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para os trigêmeos de São Paulo, comer uma boa macarronada já virou um ritual antes das provas.

"Sempre costumamos comer uma macarronada e rezar antes de fazer a prova", afirma Felipe Gomes de Melo, 17, que pretende ingressar em engenharia mecatrônica na USP (Universidade de São Paulo). Ele e os irmãos, Rafael e Lucas, estudam na mesma sala no Colégio Etapa, na zona sul da cidade.

A nutricionista Simone de Paula afirma que comer macarrão pode deixar o vestibulando com o fome durante o exame e, por isso, recomenda que o estudante leve um lanche extra. "O macarrão tem por característica a digestão rápida e isso pode causar falta de energia durante a prova".

Paula diz ainda que o participante deve tomar um café da manhã reforçado e fazer uma refeição balanceada, com arroz, feijão, carne magra e salada, para não ter sonolência durante o exame.

Além da macarronada, os irmãos deixaram um pouco os livros e cadernos de lado e decidiram tirar esta sexta (4) para ir ao cinema e relaxar antes do exame, que acontece neste fim de semana. "Precisa relaxar. É essencial estar preparado física e mentalmente para a prova", afirma Rafael.

Para Andrea Ramal, doutora em educação pela PUC-Rio, os trigêmeos acertam ao reduzir a carga de estudo diária, para não chegarem no dia da prova estressados. "No dia anterior, o participante não deve estudar mais, mas sim, tentar relaxar o corpo e a mente. O Enem é uma prova de resistência e chegar com energia é fundamental."

Daniel Marenco-12.dez.2014/Fohapress
Para educadora Andrea Ramal, a autoconfiança e a atitude de força interior contam muito no Enem
Para educadora Andrea Ramal, a autoconfiança e a atitude de força interior contam muito no Enem

Ramal diz ainda que o estudante deve fazer algumas pausas na hora da prova para desestressar. "Durante o exame, não fazer quatro ou cinco horas de prova direto. Respirar fundo, fazer exercícios de alongamento, dar pausas de cinco minutos sem ler, com os olhos fechados, para desestressar."

Como se não bastasse a pressão natural do vestibular, os irmãos Rafael e Lucas ainda concorrem para a mesma carreira: medicina, um dos cursos mais disputados do país. "A gente sempre brinca que vamos ser concorrentes, mas nunca levamos a sério. Não é contra as outras pessoas e sim contra você mesmo", afirma Lucas, cujo os pais são médicos.

Enem 2016

Os irmãos afirmam que é preciso saber administrar bem a ordem das questões e dosar bem o tempo. "Enem cobra conceito, mas também paciência. É uma prova longa, e é preciso acreditar no esforço que você fez. Se a pessoa se esforçar e confiar no que fez, ela pode esperar o melhor", ressalta Rafael.

Para obter um bom desempenho no exame, Ramal explica que o estudante deve começar pelas questões mais fáceis e só depois ir para as de cálculos. "Ficar atento ao tempo, pois é uma prova longa onde podem faltar minutos para responder a todas as questões. Começar pelas mais fáceis e só depois se dedicar às que pedem mais raciocínio e mais cálculos. A prova é calculada de forma que todos os candidatos consigam responder, então não há que fazer disso uma obsessão."

A dica de Ramal para a prova de redação é ler bastante para ficar atualizado sobre as questões da atualidade e suas soluções. "O tema da redação costuma focalizar problemas da atualidade, para que o candidato faça uma análise e proponha soluções. Temas quentes como terrorismo, refugiados, ética na vida pública, a relação entre a epidemia de zika e a microcefalia, entre outros, são temas que podem cair", afirma a educadora.

Mais dicas para Redação

Dicas de redação para o Enem


Endereço da página:

Links no texto: