Folha de S. Paulo


A nota vem alta com boa preparação, diz jovem que fará Enem pela 4ª vez

Experiente nos exames do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o estudante Vitor Andrade Alves, 20, afirma que as provas mudaram ao longo dos últimos anos exigindo concentração redobrada nas leituras dos enunciados e mais atenção na hora de administrar o tempo gasto em cada parte da prova.

"Eu tento relaxar nessa reta final. É fundamental chegar sabendo que estudei e que estou preparado. Tudo flui. Com boa preparação e bom psicológico a nota vem alta", diz Alves, que faz cursinho Etapa e fará o exame pela quarta vez.

Morador de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, Alves tenta uma vaga em medicina, um dos cursos mais disputados do país. Ele conta que para ter um bom desempenho no exame o principal é saber administrar bem o tempo. "Precisa ter foco, lidar com o tempo nas resoluções das questões e, principalmente, saber relacionar os conteúdos com o cotidiano."

Adriano Vizoni/Folhapress
Vitor Andrade fará pela quarta vez o exame do Enem
Vitor Andrade fará pela quarta vez o exame do Enem

Alves conta que usa a nota do Enem para conquistar uma vaga em uma instituição federal. Na edição do ano passado, ele obteve média geral de 740 pontos no exame e 770 pontos na redação. Este ano, espera fazer acima de 800 pontos na prova e 900 na redação, que o deixaria na disputa por uma vaga na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) –uma das oito universidades em que tentará a aprovação.

"A principal questão é ter calma, respirar fundo e saber que, mesmo aquele que está saindo do ensino médio, estudou e teve uma boa preparação", diz o estudante.

Alves diz ainda que é sempre bom revisar alguns conteúdos até um dia antes do exame. Depois, diz ele, é relaxar e pensar apenas em coisas positivas. "Meu ritual é padrão. Tento esvaziar minha mente para que nada possa me abalar. Penso coisas positivas. Sei que levei a sério e que tem tudo para dar certo."

Enem 2016


Endereço da página:

Links no texto: