Folha de S. Paulo


PUC-SP lança fundo de bolsas de estudo financiado por ex-alunos

A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo lançou uma nova modalidade de bolsa de estudos para atender a população que não pode pagar pelos cursos.

Para financiar o fundo "Ser PUC", há cerca de duas semanas a universidade passou a enviar cartas para ex-alunos com boletos semestrais no valor de R$ 150. A doação é facultativa e o dinheiro será revertido a estudantes na forma de doação, baseado em mérito acadêmico –posição no vestibular e notas durante o curso.

Reprodução
Carta enviada a ex-alunos sobre o fundo de bolsas
Carta enviada a ex-alunos sobre o fundo de bolsas "Ser PUC"

De acordo com Ana Paula Cerqueira Maciel, presidente do fundo, a ideia surgiu para atender alunos que não têm condições de pagar a universidade, mas que também ficam fora dos requerimentos para as bolsas oferecidas.

Atualmente, a instituição destina 20% da sua receita para alunos carentes, seguindo a Lei da Filantropia. Ana Paula afirma que, no entanto, as normas da lei são "muito rígidas". Podem ser concedidas bolsas integrais para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo; e meia-bolsa para os que têm renda de até 3 salários.

Os editais para estudantes que queiram concorrer devem ser abertos no primeiro semestre de 2017. A iniciativa é exclusiva dos campi da PUC-SP. Quem já está matriculado numa dessas unidades também poderá concorrer.

Não há uma meta de bolsas a serem concedidas. O número vai depender do valor arrecadado. De acordo com Ana Paula, ainda neste ano o fundo deve ser aberto para contribuições de empresas e de outras pessoas físicas.

A PUC-SP tem quatro unidades na capital paulista e uma em Sorocaba. Elas têm por volta de 13 mil alunos de graduação distribuídos em 39 cursos.


Endereço da página: