Folha de S. Paulo


PM detém 11 pessoas após ocupação de diretoria de ensino na zona oeste de SP

Nove estudantes secundaristas foram apreendidos e dois fotógrafos detidos após ocupação da Diretoria de Ensino da Região Centro-Oeste, no bairro Sumaré, zona oeste de São Paulo, por volta das 21h30 desta quarta-feira (12).

A ação dos alunos ocorreu em protesto contra a PEC 241, proposta de emenda à Constituição que cria um teto para o crescimento dos gastos federais a longo prazo e com correção da inflação do ano anterior. As áreas de saúde e educação terão os gastos sujeitos ao teto.

Após 15 minutos de ocupação, os estudantes e dois fotógrafos que estavam no interior do órgão, localizado na rua Doutor Paulo Vieira, foram retirados por policiais militares e levados ao 91º DP (Vila Leopoldina).

Segundo os estudantes, os policiais fizeram uma abordagem truculenta, apontaram armas para o grupo e obrigaram os fotógrafos deletarem as imagens das câmeras. Os policiais que atenderam a ocorrência negaram as acusações. Outras cinco pessoas que estavam do lado de fora do imóvel foram levadas à delegacia pelos PMs como testemunhas, mas foram liberadas pelo delegado.

Os advogados ativistas disseram que os dois fotógrafos, que estavam dentro do órgão cobrindo a ocupação, vão responder por danos morais pelo portão que foi arrombado. Os estudantes devem comparecer na Vara de Infância e Juventude no fórum Brás, na zona leste de São Paulo.

Todos os detidos foram liberados na madrugada desta quinta (13). A Secretaria Estadual de Educação informou que os estudantes não causaram prejuízos.


Endereço da página:

Links no texto: