Folha de S. Paulo


Folha abre inscrições para simulado on-line e gratuito do Enem

Bruno Santos/Folhapress
São Paulo, SP, BRASIL-05-05-2016: Estudantes pré vestibular do cursinho Anglo em sala de aula. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** ESPECIAIS *** EXCLUSIVO FOLHA***
Estudante de cursinho resolve exercício de geometria

A Folha abre nesta segunda (5) as inscrições para o seu simulado para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em parceria com a empresa de tecnologia educacional Adaptativa.

É uma das simulações mais completas disponíveis hoje em dia de forma gratuita: são 180 questões inéditas nas quatro áreas avaliadas pelo Enem e redação. Isso significa que os estudantes podem fazer uma simulação da prova do jeito que ela é.

As questões do simulado são corrigidas de maneira eletrônica com a mesma tecnologia do MEC –a TRI–, que pontua a prova de acordo com o padrão de erros e de acertos de cada aluno.

Cada participante do simulado Folha-Adaptativa do Enem terá acesso a sua nota detalhada a partir de 26 de setembro, acompanhada de uma espécie de boletim com desempenho individual nas diferentes disciplinas –ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens e códigos.

Isso é importante para que o estudante se prepare e saiba o que estudar na reta final antes do Enem (o exame será realizado nacionalmente nos dias 5 e 6 de novembro).

"Os estudantes tendem a se manter estudando os temas que têm mais facilidade e deixam de lado as áreas que mais precisam", diz Clécio Lima, sócio da Adaptativa.

Quem fizer a redação recebe, automaticamente, por e-mail, cinco redações para que corrigir –em um proposta criada pelo próprio simulado da Folha-Adaptativa.

Além de receber feed-back do seu texto, quem corrige as redações aprende como são feitas as avaliações da parte escrita do Enem. A redação, hoje, é um dos maiores problemas de quem faz o exame: em 2014, por exemplo, mais de 500 mil alunos zeraram na parte de produção de texto.

"Lendo outras redações, o estudante também aprende novas formas de abordagem do mesmo tema", diz Hugo Harada, sócio da Adaptativa.

De acordo com ele, cada inscrito que conclui o simulado "corrige", em média, oito redações diferentes.
Quem quiser participar deve fazer sua inscrição gratuitamente no site simuladofolha.com.br/enem. A prova pode ser realizada de maneira on-line de 19 a 25 de setembro.

Neste ano, o Enem teve recorde de 9,2 milhões de inscritos. As provas serão feitas em 17 mil locais.


Endereço da página:

Links no texto: