Folha de S. Paulo


Conheça os convidados do seminário internacional sobre gestão escolar

A Folha e o Instituto Unibanco realizam, em 15 e 16 de setembro, o seminário internacional Gestão Escolar.

O evento, que tem apoio do Insper, buscará debater meios de melhorar a gestão de instituições de ensino e as maneiras mais eficientes de medir os impactos de ações que visam ao desenvolvimento da educação pública.

O seminário terá lugar no Teatro Cetip, no Instituto Tomie Ohtake (rua Coropés, 88) a partir das 9h.

Conheça os convidados.

*

Divulgação
André Portela

André Portela

Professor de economia da Fundação Getúlio Vargas e coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada da mesma instituição. Possui graduação em economia pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em economia pela Universidade de São Paulo e doutorado em economia pela Universidade Cornell. Foi professor da Universidade de São Paulo, professor assistente adjunto na Universidade Vanderbilt e professor visitante na Universidade Cornell. Foi editor da revista "Estudos Econômicos" e secretário-executivo da Sociedade Brasileira de Econometria.

-

Divulgação
Claudio de Moura Castro

Claudio de Moura Castro

Economista pela UFMG, com mestrado pela Universidade de Yale e doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley e pela Universidade de Vanderbilt. Ensinou nos programas de mestrado da FGV-Rio, Universidade de Chicago e Genebra. Foi chefe da Divisão de Políticas de Formação da Organização Internacional do Trabalho, economista sênior de Recursos Humanos do Banco Mundial e chefe da divisão de Programas Sociais do Banco Interamericano de Desenvolvimento. É assessor especial da Presidência do Grupo Positivo.

-

Divulgação
Edoardo Masset

Edoardo Masset

Diretor-adjunto e chefe do escritório de Londres da 3ie, ONG internacional dedicada a promover avaliações de impacto sobre desenvolvimento internacional. É economista, com mais de dez anos de experiência em pesquisas sobre desenvolvimento rural, pobreza infantil, consumo de alimentos e estudos de impacto de programas de desenvolvimento. Foi por sete anos membro do Instituto de Estudos de Desenvolvimento da Universidade de Sussex e, por três anos, trabalhou no Grupo de Avaliação Independente do Banco Mundial.

-

Divulgação
Eduardo Deschamps

Eduardo Deschamps

Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina. Possui graduação, mestrado e doutorado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 1990, é professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Telecomunicações da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi reitor da Universidade Regional de Blumenau entre 2006 e 2010. Em 2011 assumiu o cargo de secretário-adjunto da Educação do Estado de Santa Catarina e no ano seguinte, o cargo de secretário de Estado. Em 2015, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, com mandato até 2017.

-

Divulgação
Francisco Soares

Francisco Soares

Doutor em estatística pela University of Wisconsin-Madison e pós-doutor em educação pela University of Michigan. É professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de fevereiro de 2014 a março de 2016.

-

Divulgação
Frederico Amancio

Frederico Amancio

Secretário de Estado da Educação de Pernambuco. Em 15 anos de atuação na Secretaria da Fazenda, a partir de 1995, exerceu funções como coordenador de Planejamento e Acompanhamento e diretor de Legislação e Tributação. Em 2008, Amancio integrou a equipe responsável pela aplicação de um novo modelo de gestão na saúde pública do Estado. Já dirigiu as secretarias estaduais de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Planejamento e Gestão.

-

Divulgação
Greg Welch

Greg Welch

Professor associado do Centro de Pesquisa sobre Crianças, Jovens, Famílias e Escolas da Universidade de Nebraska-Lincoln. Diretor do Departamento de Educação e Pesquisa, Avaliação e Política da universidade e copresidente do Nebraska Early Childhood Data Coalition.

-

Divulgação
Haroldo Rocha

Haroldo Rocha

Atual secretário de Educação do Estado do Espírito Santo, cargo que também ocupou de 2007 a 2010. Formado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde atuou como professor universitário e pró-reitor de Administração. Foi técnico do Instituto Jones dos Santos Neves, secretário de Planejamento da Prefeitura de Vitória, diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

-

Divulgação
Herb Turner

Herb Turner

Professor associado da Divisão de Métodos Quantitativos em Educação da Universidade da Pensilvânia, onde leciona estatística e programação. Tem mais de 30 anos de experiência com pesquisas empíricas em áreas relacionadas a educação. É fundador, presidente e pesquisador-chefe da Analytica, empresa especializada em utilizar métodos de pesquisa cientificamente válidos para resolver problemas de políticas educacionais.

-

Divulgação
Ilkka Turunen

Ilkka Turunen

É conselheiro especial do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia. Especialista em políticas baseadas em evidência, já atuou como secretário geral de pesquisa e inovação e foi conselheiro da divisão de educação superior e ciência do órgão.

-

Folhapress
Maria Cristina Frias

Maria Cristina Frias

Editora da coluna Mercado Aberto da Folha, onde também atuou como repórter de educação e de economia. Foi repórter no SBT, na TV Globo e comentarista de economia no Grupo Bandeirantes.

-

Divulgação
Ministro Mendonça Filho

Mendonça Filho

Ministro de Estado da Educação, José Bezerra Mendonça Filho é graduado em administração de empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE), com curso de gestão pública pela Kennedy School, da Universidade de Harvard (EUA). Foi vice-governador de Pernambuco (1999-2002 e 2002-2006), tendo assumido o governo do Estado em 2006. Foi também secretário de Estado, deputado estadual e deputado federal.

-

Divulgação
Miguel Szekely

Miguel Székely

Diretor do Centro de Educação e Estudos Sociais do México e consultor de organizações internacionais como Banco Mundial, Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e Unicef. Foi diretor do Instituto para Inovação em Educação do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, subsecretário de planejamento e avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social do México e subsecretário de ensino médio no Ministério da Educação. Foi professor na Universidade de Oxford e no Instituto Tecnológico Autónomo do México.

-

Divulgação
Mirela de Carvalho

Mirela de Carvalho

Gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco. Foi gerente de Projetos no Instituto Ayrton Senna, assessora na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e no Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS). Economista, é doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).

-

Divulgação
Paula Louzano

Paula Louzano

Pedagoga com doutorado em política educacional pela Universidade de Harvard e mestrado em educação internacional comparada pela Universidade de Stanford. Trabalhou no escritório regional da Unesco para América Latina e Caribe entre 2001 e 2004, na área de estatísticas educacionais. Foi professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo entre 2012 e 2013. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na FE-USP e é pesquisadora visitante na Faculdade de Educação da Universidade Stanford.

-

Divulgação
Pedro Carneiro

Pedro Carneiro

Professor na University College London e economista-pesquisador no Centro de Métodos e Práticas de Microdados da universidade. Foi professor associado na Georgetown University. Trabalhou como economista para o Banco Mundial. Possui doutorado em economia pela Universidade de Chicago, tendo sido orientado por James Heckman, vencedor do Nobel.

-

Bruno Poletti/Folhapress

Pedro Moreira Salles

Presidente do Conselho de Administração do Instituto Unibanco e do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding, sócio e copresidente da Cambuhy Investimentos, conselheiro da TOTVS e membro do Conselho de Administração da Falconi Consultores Associados. Membro do Conselho Orientador da Fundação Osesp e do Conselho Deliberativo do Insper. É graduado magna cum laude em economia e história pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, cursou o programa de mestrado em Relações Internacionais da Universidade de Yale e o Owners/President Management Program, da Universidade de Harvard.

-

Divulgação
Raquel Teixeira

Raquel Teixeira

Secretária de Estado da Educação de Goiás. Doutora em linguística pela Universidade da Califórnia (EUA). Possui pós-doutorado em língua e cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris. Foi deputada federal por dois mandatos (de 2003 a 2006 e de 2007 a 2010).

-

Divulgação
Ricardo Henriques

Ricardo Henriques

Economista, é superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação e secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro, foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos.

-

Divulgação
Ricardo Madeira

Ricardo Madeira

Professor de economia da Universidade de São Paulo e pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). É Ph.D. em economia pela Universidade de Boston e mestre em economia pela Fundação Getúlio Vargas. É pesquisador em microeconomia aplicada, economia da educação e avaliação de políticas educacionais. É consultor de educação para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

-

Divulgação
Ricardo Paes Barros

Ricardo Paes de Barros

Economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper. É também coordenador do Núcleo de Ciência pela Educação no Centro de Políticas Públicas da universidade. Atuou no Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) por mais de 30 anos. Foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Possui pós-doutorado em economia pela Universidade de Chicago e pela Universidade de Yale.

-

Divulgação
Roberto Lent

Roberto Lent

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado pelo Instituto de Biofísica da UFRJ e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). É professor titular da UFRJ, onde chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. Coordenador da Rede Nacional de Ciência para Educação e membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

-

Divulgação
Sergio Firpo

Sergio Firpo

Professor titular da Cátedra Instituto Unibanco no Insper. Possui mestrado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e mestrado em estatística e Ph.D. em economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley. É membro da Econometric Society. Fellow do Institute for the Study of Labor e membro fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social.

-

Divulgação
Telma Vinha

Telma Vinha

Pedagoga, doutora em educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e professora do departamento de psicologia educacional da universidade. Realiza pesquisas na área das relações interpessoais e desenvolvimento moral, sendo membro do Laboratório de Psicologia Genética da Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral da Unesp.


Endereço da página: