Folha de S. Paulo


Com menos bolsas, MEC abre inscrição para Fies do 2° semestre nesta sexta

Reprodução
Reprodução da página para os candidatos se inscrevem no Fies
Reprodução da página para os candidatos se inscrevem no Fies

As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre começam nesta sexta-feira (24) e se estendem até as 23h59 do dia 29 de junho. Ao todo, o Ministério da Educação vai ofertar 75 mil novas vagas.

Contudo, desde o ano passado, a oferta de vagas do programa federal tem caído. No primeiro semestre, segundo ministro Mendonça Filho (Educação), foram 147 mil vagas disponibilizadas.

Para participar, os candidatos devem ser inscrever apenas pela internet, no site da seleção do Fies. Não há cobrança de taxas e as instituições de ensino superior devem garantir acesso gratuito à internet para inscrição dos candidatos.

A novidade desta edição é a ampliação da renda mensal bruta per capita de 2,5 para 3 salários mínimos, ou seja, de R$ 2.200 para R$ 2.640, para ter acesso às bolsas do programa. No dia do anúncio, o ministro ressaltou que o objetivo da iniciativa era ampliar o acesso às bolsas de estudos para famílias que também faziam parte do perfil do programa federal, mas que não eram atendidas.

Entenda o Fies

Além de cumprir o critério de renda, poderão se inscrever os candidatos que ainda não tenham concluído o ensino superior, mas tenham obtido média acima de 450 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição do exame de 2010, e nota superior a zero na redação.

O candidato ao Fies poderá indicar apenas um único curso e turno de graduação de seu interesse. Ao longo do período de inscrição, o estudante poderá alterar sua opção de vaga.

O resultado do Fies será divulgado no dia 30 de junho. Na mesma data, será divulgada uma lista de espera, para o caso de disponibilidade de vagas após a rodada de oferta. No dia 1° de julho, os pré-selecionados terão de concluir a inscrição no SisFies (Sistema Informatizado do Fies). Já os estudantes da lista de espera que forem pré-selecionados deverão concluir sua inscrição no SisFies no prazo de cinco dias úteis.

Segundo o edital, a escolha dos estudantes no site da seleção do Fies "assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram, (...) estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies - Sisfies".

Luís Nova/FramePhoto/Folhapress
O presidente interino Michel Temer (PMDB) e o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), durante cerimônia de anúncio de expansão do Fies
Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho, em cerimônia de anúncio de expansão do Fies

Endereço da página:

Links no texto: