Folha de S. Paulo


Unesp divulga aprovados para 2ª fase do vestibular do meio do ano

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou nesta terça-feira (31) a lista de aprovados para a segunda fase do vestibular do meio do ano de 2016.

Os candidatos podem consultar a relação de convocados no site da Vunesp, fundação responsável pelo exame, ou na página oficial do vestibular da Unesp. Os selecionados farão as provas da segunda fase nos dias 11 e 12 de junho.

ACI/Unesp
Estudantes realizam prova do vestibular do meio do ano da Unesp
Estudantes realizam prova do vestibular da Unesp

As provas serão compostas por 36 questões discursivas. No primeiro dia, os estudantes responderão questões das áreas de ciências da natureza, matemática e ciências humanas. No segundo dia, as questões serão de linguagens e códigos, além de uma redação. Confira aqui os locais de prova.

A lista de classificação geral será divulgada no dia 11 de julho. Os candidatos aprovados devem manifestar interesse pela vaga até o dia 12 de julho somente pelo site da Vunesp e, depois, no dia 14 e 15 realizar a matrícula on-line. Confira o manual.

Este ano, a instituição oferece 360 vagas para nove cursos de graduação em cinco cidades de São Paulo. Das vagas ofertadas, 35% (126) são pelo Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública, que destina vagas a alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública.

Com início em agosto, os candidatos disputas vagas para os cursos de engenharia de produção (Bauru), engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica (Ilha Solteira), engenharia agronômica (Registro), engenharia aeronáutica (São João da Boa Vista), engenharias ambiental e de controle e automação (Sorocaba).

PRIMEIRA FASE

A primeira fase do vestibular do meio de ano da Unesp foi aplicada no dia 15 de maio e teve 9,8% de abstenção: 1.353 candidatos dos 13.763 inscritos não compareceram. No vestibular 2015, o índice foi de 10,2%.

A prova foi composta por 90 questões de múltipla escolha divididas igualmente em três áreas: "linguagens e códigos" (que engloba língua portuguesa, literatura, língua inglesa, educação física e arte), "ciências humanas" (história, geografia e filosofia) e "ciências da natureza e matemática" (biologia, física, matemática e química).

Professores de cursos pré-vestibular consultados pela Folha classificaram a prova como concisa e bem contextualizada. Para Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, em Campinas, foi uma prova no "padrão da Unesp", bem estruturada e com boa contextualização na maior parte das questões.

Já para a representante do cursinho Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, as questões tiveram alternativas curtas, "o que não acontece na prova do fim do ano". Para a professora, a prova teve um nível de dificuldade médio. "A (matéria) mais difícil foi história e as mais fáceis, física e geografia".


Endereço da página:

Links no texto: