Folha de S. Paulo


Educadora tucana Maria Inês Fini será a nova presidente do Inep

A educadora Maria Inês Fini será a nova presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do Ministério da Educação responsável, por exemplo, pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Maria Inês já integrou o Inep no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) entre 1996 e 2002. Na época, chefiou a diretoria de Avaliação. A nomeação foi confirmada pela Folha.

É o segundo nome já confirmado para a nova equipe do ministro Mendonça Filho (DEM) à frente do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Maria Helena Guimarães de Castro será a secretária-executiva da pasta.

Reprodução/TV Câmara
A educadora Maria Inês Fini, que integra a equipe do ministério da Educação e Cultura
A educadora Maria Inês Fini, que integra a equipe do ministério da Educação e Cultura

As duas foram docentes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e fazem parte do setorial de Educação do PSDB. Elas trabalharam juntas na secretaria do Estado da Educação de São Paulo e no próprio Inep, onde Maria Helena foi presidente no mesmo período.

Maria Inês foi responsável, por exemplo, pela reestruturação do sistema de avaliação no governo de São Paulo quando a secretaria de Educação paulista adotou a política de bonificação por mérito para professores. A adoção do sistema em todo país é uma das propostas para a educação do presidente interino Michel Temer (PMDB).

Ainda não há confirmação de nomes paras as outras secretarias de educação do MEC. Maria Helena se despede nesta segunda-feira (16) da Fundação Seade, que ela presidia. A educadora chega nesta terça (17) em Brasília.


Endereço da página: