Folha de S. Paulo


MEC altera regras para distribuir vagas não preenchidas do Fies

O MEC (Ministério da Educação) alterou as regras de redistribuição de vagas ociosas do Fies (Financiamento Estudantil). Vagas não preenchidas poderão ser concedidas a alunos de qualquer curso oferecido pela mantenedora - empresa dona de várias faculdades.

Antes, essa opção era aberta apenas para cursos na mesma instituição de ensino. A alteração foi definida em portaria publicada no Diário Oficial no dia 30.

Arquivo Agência Brasil
Pelas novas regras, os estudantes terão que arcar com juros maiores e prazo menor para quitar a dívida - Arquivo Agência Brasil -- http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-07/para-especialistas-mudancas-no-fies-tornam-o-programa-mais-sustentavel
Pelas novas regras, os estudantes terão que arcar com juros maiores e prazo menor para quitar a dívida

Entidades que representam as instituições particulares de ensino, como o Semesp, estimam que 60% das vagas abertas pelo governo no Fies não foram preenchidas. O MEC não informou um balanço.

Entre os motivos para o não preenchimento, está o novo teto de renda familiar para o financiamento, definido no ano passado, de 2,5 salários mínimos mensais por pessoa. Além disso, a nova forma de cálculo para o financiamento praticamente elimina a possibilidade de financiar a totalidade do curso.

O MEC ofereceu neste primeiro semestre 250 mil vagas para financiamento federal. Dessas, 76 mil foram destinadas para os cursos de formação de professor. As instituições apontam que o maior volume de vagas ociosas está nas licenciaturas.


Endereço da página: