Folha de S. Paulo


Secretário vai encontrar alunos para discutir reorganização escolar em SP

Karime Xavier/Folhapress
José Renato Nalini, secretário da Educação de SP
Ex-presidente do Tribunal de Justiça de SP, José Renato Nalini agora é secretário estadual da Educação

O secretário da Educação de São Paulo, José Renato Nalini, vai realizar uma série de encontros com estudantes da rede estadual para discutir o projeto de reorganização de ensino.

As reuniões, chamadas de "A escola que queremos", ocorrem após a secretaria ser acusada de se recusar a dialogar com pais e alunos durante o processo de reorganização dos ciclos de ensino, no ano passado.

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) queria dividir parte das unidades por ciclos únicos (como só o ensino médio). Para isso, pretendia transferir 310 mil alunos e fechar 92 colégios.

O plano teve resistência dos estudantes, que ocuparam cerca de 200 escolas. O projeto foi adiado e o secretário da Educação da época, Herman Voorwald, deixou o cargo.

Há cerca de um mês no cargo, o secretário Nalini vai encontrar 260 alunos da região de Bauru, no interior do Estado. A reunião será transmitida pelo site da Secretaria da Educação e alunos de outras cidades poderão fazer perguntas. Depois, as reuniões passarão por outros municípios.

Segundo a pasta, os encontros têm a função de "estreitar a relação" dos estudantes com a secretaria.

"A proposta é que seja discutido não apenas o projeto de reorganização de ciclos, suspenso em 2015, mas o modelo de educação estadual em São Paulo", diz a pasta, em nota.


Endereço da página:

Links no texto: