Folha de S. Paulo


Matérias do 1° dia da 2ª fase são as que mais contam na nota final da Fuvest

As matérias do primeiro dia de provas da segunda fase da Fuvest, processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo) e da Santa Casa, são, proporcionalmente, as mais decisivas para os candidatos às principais carreiras do vestibular.

As provas começam no domingo (10), com português e redação. Esse conjunto do primeiro dia, somado, representa 32% da nota final, segundo levantamento feito pelo cursinho Poliedro com base nos três últimos vestibulares da Fuvest, levando em conta a fórmula para calcular a nota final.

Autor do estudo, Francisco Pequê, 28, coordenador do cursinho, diz que a prova de português, sozinha, corresponde a 19% nas carreiras de direito, engenharia, medicina, economia, administração e arquitetura –justamente as seis mais concorridas do vestibular neste ano. No total, 23.775 candidatos disputam 9.568 vagas na Fuvest –2,48 por vaga.

No segundo dia de provas, segunda-feira (11), o vestibular terá testes de história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês. No último, terça-feira (12), a disciplina varia de acordo com a carreira escolhida.
As provas são todas discursivas. Os alunos terão quatro horas para conclui-las.

Com base no estudo, o coordenador montou planos de estudo diferentes para os alunos, conforme a carreira. Com exceção de português e redação, os pesos de cada disciplina diferem. Em direito, por exemplo, a prova de matemática vale 14% da nota final –a segunda maior, atrás apenas da redação.

"Os alunos de direito não sabiam disso. Ajudou a mudar um pouco o paradigma em relação à importância das disciplinas", afirma Pequê. Em medicina e engenharia, química é a segunda disciplina mais importante: 16%. Em economia e administração, é geografia –17%.

PESO DAS MATÉRIAS NA PROVA DA FUVEST - Em %

PLANO DE ESTUDOS

Candidato a uma vaga em economia na USP, Vítor Ramos, 18, seguiu o plano de estudos. Assim que soube que passou para a segunda fase, passou a concentrar os estudos principalmente em redação, geografia, matemática, história e redação –que, juntas, compõem 77% da nota final.

"Antes da primeira fase, o estudo era mais geral, por causa da prova de conhecimentos gerais. Depois, para a segunda fase, acabei me distanciando das outras matérias e priorizando aquelas mais importantes para a carreira que eu escolhi", disse.

Vitor está no segundo ano de vestibular para valer –antes, havia prestado como treineiro. Em 2015, ele foi aprovado em economia na Universidade Federal do ABC, mas quis tentar mais um ano para entrar na USP. Ultimamente, tem estudado seis horas por dia.

Fuvest 2016


Endereço da página:

Links no texto: