Folha de S. Paulo


Fuvest divulga lista de aprovados para segunda fase do vestibular; confira

A Fuvest, responsável pelo processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo) e da Santa Casa, divulgou nesta sexta-feira (18) a lista de aprovados para a segunda fase do processo seletivo. Confira aqui a relação dos estudantes para próxima etapa.

Foram convocados, segundo a instituição, 25.967 candidatos para a segunda fase – desses, 2.192 são treineiros. No primeiro dia de prova da segunda etapa, os candidatos deverão entregar uma foto 3x4. Na última segunda (14), a Fuvest divulgou a nota de corte do vestibular –confira aqui a nota.

As provas da segunda fase serão em 10, 11 e 12 de janeiro com duração de quatro horas cada uma. Nos dias de prova, os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h, e o candidato só poderá deixar a sala a partir das 15h.

Obrigatória para todos os candidatos, a primeira prova compreende a elaboração de uma redação e dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura. Na segunda, os estudantes terão que responder a 16 questões, algumas interdisciplinares, que englobam história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês.

Na terceira, o candidato deverá responder a 12 questões de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas, e se forem três disciplinas, serão quatro questões de cada. As três provas da segunda fase valem cem pontos cada uma. As provas de habilidades específicas (arquitetura, artes cênicas, audiovisual e design) serão realizadas a partir de 13 de janeiro de 2016.

A primeira chamada de aprovados para matrícula será divulgada no dia 2 de fevereiro de 2016. A partir dessa data, o candidato poderá, também, consultar o seu boletim de desempenho nas provas no site da Fuvest.

Estão em disputa neste ano 9.568 vagas na USP e na Santa Casa. Outras 1.489 (13,4%) serão, pela primeira vez, selecionadas pelo Sisu (sistema federal), por meio do Enem. A adesão à seleção federal ficou a critério de cada unidade.

PRIMEIRA FASE

A prova da primeira fase da Fuvest aconteceu no dia 29 de novembro com questões de múltipla escolha, que englobavam biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Dos 142.721 candidatos esperados para o exame da primeira fase, 13.922 não comparecem –9,8% de abstenção, índice inferior ao registrado no ano passado (10,2%).

Sem surpresas, nem pegadinhas e nem questões anuladas. Do ponto de vista do conteúdo, a prova foi bastante tradicional. Teve imagens, charges, gráficos e questões interdisciplinares inteligentes. A dificuldade extra estava nos textos das questões, que estavam um pouco mais longos do que o esperado. A análise é de três professores especialistas no exame, que participaram do TV Folha.

Veja o vídeo


Endereço da página:

Links no texto: