Folha de S. Paulo


Fuvest divulga nota de corte para segunda fase do vestibular; confira

A Fuvest, responsável pelo processo seletivo da USP (Universidade de São Paulo) e da Santa Casa, divulgou nesta segunda-feira (14) a nota de corte do vestibular para a segunda fase do processo seletivo. Confira aqui a nota.

Serão convocados, segundo a instituição, 25.967 candidatos para a segunda fase. A lista com os nomes dos selecionados, que seria divulgada no dia 21 de dezembro, foi antecipada para a próxima sexta (18).

As provas da segunda fase serão em 10, 11 e 12 de janeiro. Dos 142.721 candidatos esperados para o exame da primeira fase, 13.922 não comparecem –9,8% de abstenção, índice inferior ao registrado no ano passado (10,2%).

Estão em disputa neste ano 9.568 vagas na USP e na Santa Casa. Outras 1.489 (13,4%) serão, pela primeira vez, selecionadas pelo Sisu (sistema federal), por meio do Enem. A adesão à seleção federal ficou a critério de cada unidade.

Entre as cinco maiores notas de corte estão os cursos de: medicina com 73, seguido de medicina no campus de Ribeirão Preto (72), engenharia aeronáutica - São Carlos (67), psicologia (62) e audiovisual, relações internacionais, engenharia civil - São Carlos, engenharia na Cidade Universitária engenharia- São Carlos todas com 60.

Medicina no campus de Ribeirão Preto é o curso mais disputado na Fuvest deste ano –são 71,9 candidatos por vaga. Em segundo lugar está psicologia, com 59,8, seguido do curso de medicina em São Paulo (58,8).

As provas de habilidades específicas (arquitetura, artes cênicas, audiovisual e design) serão realizadas a partir de 13 de janeiro de 2016.

PRIMEIRA FASE

A prova da primeira fase da Fuvest aconteceu no dia 29 de novembro com questões de múltipla escolha, que englobavam biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química.

Sem surpresas, nem pegadinhas e nem questões anuladas. Do ponto de vista do conteúdo, a prova foi bastante tradicional. Teve imagens, charges, gráficos e questões interdisciplinares inteligentes. A dificuldade extra estava nos textos das questões, que estavam um pouco mais longos do que o esperado. A análise é de três professores especialistas no exame, que participaram do TV Folha.

Veja o vídeo


Endereço da página:

Links no texto: