Folha de S. Paulo


Filosofia é destaque no primeiro dia da segunda fase da Unesp

A prova de filosofia da Unesp desse ano foi o destaque do primeiro dia na segunda fase do vestibular da Unesp. O segundo e último dia de provas acontecerá nesta segunda (14).

Entre as disciplinas cobradas no dia, além da filosofia, estão história, geografia, matemática, física, química e biologia. No segundo dia serão cobradas questões de português, literatura, inglês, educação física e arte, além da redação.

Na prova deste domingo (13), em uma questão de filosofia, por exemplo, o vestibulando tinha que comparar os pensamentos de Platão aos de Maquiavel. Para isso, era necessário dominar os conceitos de idealismo, metafísica e ética.

"Além interpretação de texto, era necessário que o candidato tivesse domínio do conteúdo e capacidade de redação", analisa Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante de Campinas.

Do restante da prova, a coordenadora pedagógica do Curso e Colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, destaca algumas questões de história e geografia, que cobraram conhecimento do racismo nos EUA nos anos 60 e a relação entre globalização e movimentos migratórios.

No caso, o atual êxodo de pessoas do Oriente Médio poderia ser usado como exemplo pelo vestibulando, lembra Tasinafo.

Na prova também há outras questões que passam longe do antigo rótulo de "fácil" que a Unesp carregava, entre elas uma que pedia a para discutir a origem das capacidades mentais a partir de um texto texto de Alan Kardec e de uma reportagem que relata o achado de que músicos tem um lobo temporal esquerdo maior que os demais.

CRÍTICA

Para o professor Paulo Moraes, diretor de Ensino do Anglo Vestibulares, a prova cumprirá seu papel de selecionar os melhores alunos. No entanto, ele aponta que ainda não existe uma "cara" para o vestibular da Unesp.

Isso porque, entre as disciplinas, há grande variabilidade. Ao passo que as questões de física e química quase não têm contexto –são muito diretas–, as provas de filosofia e história são trabalhosas e requerem grande esforço de interpretação de texto.

Depois do Enem, que tem uma abordagem mais uniforme entre as áreas do conhecimento exigidas, era esperado que o vestibular da Unesp e outros caminhassem nessa direção.

Isso não aconteceu, segundo Moraes, porque há "uma alta rotatividade dos organizadores do vestibular, provocando uma falta de continuidade do trabalho".

PROCESSO SELETIVO

Foram selecionados para participar da segunda fase 42.654 candidatos

A lista de classificação geral será divulgada em 5 de fevereiro de 2016. Os estudantes deverão confirmar o interesse pela vaga nos dias 13 e 14 de fevereiro, apenas pelo site da Vunesp. A primeira lista de convocados será divulgada no dia 16 de fevereiro.

A Unesp oferece vagas em Araçatuba (170), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (400), Tupã (120), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80).

No vestibular 2016, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública garante um mínimo de 35% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, proporção essa que deve chegar a 50% até o Vestibular 2018. Segundo a Unesp, vários cursos da Unesp já tem 50% ou mais de seus alunos vindos da escola pública.


Endereço da página: