Folha de S. Paulo


USP corre atrás de doação privada para atenuar crise

A USP aprovou nesta terça-feira (8) programa que oficializa doações privadas à universidade. A medida é vista na instituição como uma das alternativas para atenuar a sua grave crise financeira.

Chamado de Parceiros da USP, o programa prevê doação em espécie, de móveis, imóveis e reformas na infraestrutura dos prédios.

Eduardo Knapp - 15.jan.2014/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 15-01-2014 13h29:***EXLCUSIVO ***CADERNO Especial sobre a Cidade Universitaria, USP***.Praca do Relogio e ao fundo predio da antiga Reitoria ( Foto Eduardo Knapp/Folhapress.ESPECIAIS)
Praça do Relógio e ao fundo prédio da antiga Reitoria da USP

Os interessados poderão, por exemplo, modernizar salas de aula e laboratórios ou comprar equipamentos.

Em troca, a faculdade poderá fixar placa de 35 cm por 50 cm de agradecimento, com nome e logotipo do doador.

A medida foi aprovada pelo Conselho Universitário, instância máxima da escola.

Até então, dirigentes da USP afirmavam que não havia segurança jurídica para receber doações desse tipo.

Na Faculdade de Direito da USP, por exemplo, duas salas que foram reformadas por escritórios de advocacia tiveram as placas de agradecimento arrancadas por estudantes, contrários à medida.

O diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Carlos Gilberto Carlotti Junior, defendeu o programa durante a sessão do conselho. Ele afirmou que o trâmite para receber doações era lento e complexo, afastando possíveis interessados.

Representante dos servidores, Bruno Rocha criticou o programa. Para ele, doadores podem interferir em pesquisas e outras atividades da instituição, tirando a independência da universidade.
Não foi divulgado quanto a instituição pode arrecadar com as doações.

Atualmente, algumas unidades isoladamente captam esses recursos, como a Escola Politécnica. A medida aprovada nesta terça visa incentivar que outras faculdades busquem essas verbas.

A USP é financiada basicamente com recursos provenientes da arrecadação de imposto estadual.

As doações às universidades são comuns em outros países, especialmente nos EUA. Na Universidade Harvard, por exemplo, 18% dos gastos são pagos por meio de apoio de patrocinadores.

ORÇAMENTO 2016 - Universidade estima deficit de?R$ 543,2 milhões no próximo ano

DEFICIT

Na mesma sessão, o Conselho Universitário da USP aprovou o orçamento para 2016. A previsão é de deficit de R$ 540 milhões (11% do total), que serão cobertos com reservas da escola.

Desde o ano passado a instituição vem fazendo cortes, inclusive com programa de demissão voluntária, pois os gastos são maiores do que o recursos recebidos.

A previsão é que o deficit acabe apenas em 2017.

A maior despesa da USP é com folha de pagamento. A previsão é que ela consuma 97% da verba da universidade no ano que vem.


Endereço da página:

Links no texto: