Folha de S. Paulo


MEC transfere locais de prova do Enem de mais 958 alunos

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (22) a transferência de locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 para mais 958 estudantes que se inscreveram para participar do exame.

A mudança ocorre devido a problemas na infraestrutura destes locais e às enchentes que afetam o Rio Grande do Sul. As novas transferências envolvem quatro escolas em Abaetetuba (PA), Macapá (AP), Eldorado do Sul (RS) e Conceição do Caité (BA).

O MEC já havia divulgado a mudança de locais de prova para 2.500 estudantes de quatro Estados nesta quarta (21). Segundo a pasta, todos os participantes afetados estão sendo avisados por e-mail, SMS e telefone. A lista completa dos locais de provas alterados pode ser conferida aqui.

Além do contato com os alunos, faixas devem ser colocadas nos locais de provas até o fim da semana informando sobre a transferência. Caso o estudante vá ao local informado anteriormente, veículos estarão disponíveis no próximo sábado (24) para fazer o transporte até o novo local de provas.

Editoria de Arte/Folhapress
Clique aqui e faça o quiz Enem 2015 baseados em reportagens da Folha
Clique aqui e faça o quiz Enem 2015 baseados em reportagens da Folha

CONFIRMAÇÃO

Ao todo, 7,7 milhões de estudantes se inscreveram para participar do Enem, cujas provas ocorrem no sábado e domingo (25). O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões, e uma redação.

Até a manhã desta quinta, 6,4 milhões de participantes já haviam acessado, via internet, o cartão de confirmação de participação no exame. "Talvez seja o menor nível de não participantes [nos últimos anos]", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao programa "Bom Dia Ministro".

O cartão apresenta os dados do participante, além de informar data, hora e local de realização das provas. O documento também confirma a opção de língua estrangeira selecionada pelo candidato para a prova. Para esta edição do Enem, os cartões estão disponíveis apenas pela internet –antes, eram enviados pelos Correios.

SEGURANÇA

O ministro também comentou sobre as medidas adotadas para garantir a segurança do exame e evitar possíveis fraudes. Ao todo, 60 batalhões do Exército estão escalados para fazer a segurança das provas, afirma.

"Os malotes são montados com todo rigor e controle, e cada um deles tem cadeado eletrônico. Também serão distribuídos por rotas definidas", disse. Somadas, as distâncias que devem ser percorridas nesta etapa atingem 326 mil km.

Policiais e seguranças também devem fazer a escolta dos Correios durante a distribuição dos malotes aos locais de prova. Detectores de metal estarão presentes nas salas de aula e nos banheiros.

A aplicação do exame também será monitorada por doze centros de controle federais e outros espalhados nos Estados. "Tentativa de fraude podemos ter. Mas que vamos pegar, vamos pegar", afirma Mercadante.


Endereço da página:

Links no texto: